O Globo Rio - 28/10/2012

Mapa de teléferico que ligaria Copacabana à Tijuca é descoberto na Alemanha

Faz cem anos que o bondinho do Pão de Açúcar alçou os ares pela primeira vez, em 27 de outubro de 1912. Feito de madeira e pintado de amarelo, o “camarote carril”, como era chamado, deslizou da Praia Vermelha até o Morro da Urca, levando 577 passageiros no dia da inauguração, depois de pouco mais de três anos de obras e planejamento. No meio da construção, entre a abertura do primeiro trecho, até o Morro da Urca, e a inauguração do segundo, até o Pão de Açúcar, o mapa de outro teleférico — ligando Copacabana à Tijuca — foi elaborado. A data colocada no mapa que passou cem anos guardado numa gaveta é 5 de novembro de 1912.

>>continue lendo

O Dia - 29/10/2012

UFRRJ discute relações entre o homem e a natureza em seminário no Centro do Rio

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vai realizar a palestra ‘O Mito Moderno  da Natureza Intocada’, com o professor do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da USP, Antônio Carlos Diegues. A palestra, aberta ao público, faz parte do Seminário Diálogos para Prática do Desenvolvimento Sustentável, e acontecerá nesta terça-feira, dia 30 de outubro, das 14 às 17 horas, no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124, 22° andar – Centro - RJ).

>>continue lendo

Correio da Cidadania - 30/10/2012

Inaugurada a temporada de caça ao petroléo brasileiro

Nos dias atuais, proliferam veículos, na mídia brasileira, que utilizam a desinformação. Como exemplo, surgem artigos, editoriais, notícias e entrevistas dizendo que as rodadas de leilão de áreas para produzir petróleo devem ser realizadas, a Petrobras não tem capacidade para explorar sozinha o Pré-Sal, devido a suas limitações financeira, gerencial e tecnológica e, para ajudar o Brasil a vencer esta dificuldade, as empresas petrolíferas estrangeiras precisam ser convidadas. Nestas mensagens, para atraí-las, é necessário que as concessões do Pré-Sal sejam firmadas sob as regras da lei 9.478, o que significa revogar no Congresso a lei 12.351, recém-aprovada, devolvendo o Pré-Sal à antiga lei 9.478.

>>continue lendo

Blog de Luiz Claudio de Almeida - 30/10/2012

Clube de Engenharia critica PAC das Concessões 

O Clube de Engenharia enviou carta à presidente Dilma sobre as  decisões do governo na área da infraestrutura de transporte e logística, que movimentarão R$ 130 bilhões em investimentos, o chamado PAC das Concessões. O presidente do Clube, Francis Bogossian, fala  que a rapidez nas parcerias vai inviabilizar um planejamento adequado para o desenvolvimento brasileiro.

>>acesse o conteúdo original

Crea-RJ - 30/10/2012

IBEC lança 10º Congresso Mundial de Engenharia de Custos e apresenta sua Comissão Organizadora

O 10º Congresso Mundial de Engenharia de Custos (ICEC – Conselho Internacional de Engenharia de Custos) será lançado oficialmente no dia 7 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), na sede do Clube de Engenharia, ocasião em que será apresentada a Comissão Organizadora do evento, formada pelo presidente do IBEC, Paulo Dias; o presidente do CREA-RJ, Agostinho Guerreiro; o presidente da Faearj, José Chacon de Assis; o vice-almirante diretor da DOCM, Liseo Zampronio; o presidente do Confea, José Tadeu da Silva; e o presidente da Mútua, Claudio Calheiros.

>>continue lendo

IBGE - 31/10/2012

IBGE disponibiliza mosaico de imagens

Já estão disponíveis, no site do IBGE, as novas imagens do estado de Goiás e do Distrito Federal, que fazem parte de um projeto que está sendo desenvolvido para geração de ortoimagens do sensor AVNIR-2 (do satélite ALOS), que cobrirão diversos estados da Federação. O projeto foi concebido para disponibilizar para a sociedade ortoimagens, mosaicos e cartas-imagem a fim de atender às demandas em relação às informações atualizadas e compatíveis com a escala 1:100.000.

>>continue lendo

1° imagem: Jornal do Commercio - Coluna Confidencial por Aziz Ahmed - 30/10/2012                            

2° imagem: Jornal do Commercio - 31/10/2012

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo