APEFERJ: 40 anos de luta pela preservação dos recursos florestais do estado

Sebastião Soares (à esquerda) e Bernardo Griner (à direita) entregam placa de homenagem a Angelo Rafael Greco. Foto: Fernando Alvim

A Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Rio de Janeiro (APEFERJ) comemorou quatro décadas de existência em solenidades realizadas no mês de dezembro. No dia 06, na sede da Associação, no 16º andar do edifício sede do Clube de Engenharia, seus ex-presidentes foram homenageados. Em seguida, no 25° andar, aconteceu a cerimônia oficial, com a presença de lideranças do setor, autoridades e convidados. No dia 13, o Clube de Engenharia celebrou a data com um almoço em homenagem à instituição parceira pelo histórico, reconhecido nacionalmente, em defesa dos recursos florestais do estado do Rio de Janeiro.

Compromisso com o país

No almoço em homenagem à Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Rio de Janeiro, o primeiro vice-presidente do Clube de Engenharia, Sebastião Soares, destacou o papel dos engenheiros florestais na construção da nação brasileira: “O Brasil tem uma geografia lindíssima, tem biomas com grandes florestas e os engenheiros florestais são os que cuidam da preservação desses bens. Não tenho dúvida nenhuma de que a categoria será absolutamente fundamental para que possamos construir no Brasil a grande nação protagonista do século XXI no contexto internacional”, afirmou.

O engenheiro florestal Angelo Rafael Greco, presidente da APEFERJ, enfatizou a parceria das duas instituições lembrando que a entidade tem sua sede no Clube de Engenharia desde 1984 e participa das atividades do Clube há mais de 30 anos. Sobre a conjuntura, ‘em um ano que se inicia com novas governanças no âmbito nacional e estadual’, Rafael Greco registrou que a Associação continua aberta ao diálogo, à participação em fóruns qualificados no poder público estadual e municipal, assim como nos empresariais. Além de demarcar o apoio ao turismo sustentável, que auxilia na preservação dos biomas e alavanca e dinamiza a economia, o presidente da APEFERJ destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado, sempre na perspectiva de associar preservação a desenvolvimento.

“Nossa contribuição é, acima de tudo, preservar e ampliar a cobertura vegetal do estado e seus mananciais, preservar seus parques nacionais e suas reservas e promover o equilíbrio entre as florestas econômicas e o seu entorno, garantindo, assim, que possam alavancar as taxas de emprego e renda para a nossa população”, afirmou.

Resgate da história

A inauguração da placa em homenagem aos ex-presidentes, fixada na sede da APEFERJ, contou com as presenças de Angelo Rafael Greco e de quatro ex-presidentes: Denise Baptista Alves (mandato 2015-2018), Carlos Alberto Bernardo Mesquita (mandato 2008-2015), Ricardo da Silva Pereira (mandato 1984-1990) e José Cláudio Cardoso Ururahy (1978-1980).

Da solenidade que aconteceu em seguida, no 25º andar do Clube, além de Angelo Rafael Greco e Sebastião Soares, participaram Osvaldo Neves, diretor administrativo da Mútua-RJ, a caixa de assistência dos profissionais do CREA; José Cláudio Cardoso Ururahy, primeiro presidente da APEFERJ; Rafael Oliveira da Mota, primeiro diretor administrativo do CREA, representando o presidente Luiz Antonio Cosenza; e João Vicente Latorraca, diretor do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O compromisso da APEFERJ em colaborar “seja na formulação ou discussão de atos legislativos que são de abrangência e impacto no cenário do estado, como exemplo a legislação de florestas econômicas, nas decisões de adequação dos espaços urbanos e do ambiente, bem como nos procedimentos de fiscalização”, foi reafirmado por Angelo Rafael Greco. O presidente da APEFERJ também ressaltou o orgulho de estar à frente da entidade, que mantém seus propósitos estatutários de atuar sempre em prol da sociedade. E finalizou formulando “votos de que possamos juntos alcançar absoluto sucesso e que deles resultem medidas efetivas e objetivas para a Engenharia Florestal”.

A seguir, o primeiro presidente, José Cláudio Cardoso Ururahy fez uma breve retrospectiva da história da Associação desde a convocação de engenheiros florestais no Diário Oficial do estado, em 1978, para uma assembleia geral, no dia 15 de dezembro, que trataria da fundação da entidade de classe na Sociedade Nacional de Agricultura. Ao homenagear algumas personalidades importantes para o desenvolvimento da associação destacou, entre elas, o conselheiro do Clube de Engenharia, Roberto Saturnino Braga, prefeito do Rio de Janeiro em 1987, por ter lançado o primeiro concurso público para engenheiros florestais.

Ururahy fez o relato de momentos significativos para a APEFERJ e relacionou importantes eventos que a associação promoveu em seus 40 anos. Emocionado, encerrou o relato agradecendo a atual gestão da Associação, “por ter me distinguido de forma especial a estar prestando esta homenagem aos ex-presidentes e todos os associados, hoje neste auditório, revendo colegas de profissão e também a saudade de muitos que já não estão entre nós”.

Aniversariantes da Casa

A promoção do tradicional almoço mensal de confraternização é da Diretoria de Atividades Sociais (DAS), sob a responsabilidade do diretor Bernardo Griner. No mês de dezembro, o encontro celebrou, além dos 40 anos da APEFERJ, o aniversário dos associados Affonso Canedo, Alcebíades Fonseca, Attilio Assumpção, Carlos Sezinio de Santa Rosa, Cesar Drucker, Eudes Dantas, Francisco Petruccelli, Ibá dos Santos Silva, Leonardo da Costa Lopes, Leonel Rocha Lima, Luis Edmundo Horta Barbosa, Luiz Felipe Pierre, Marlise de Matosinhos Vasconcellos, Paulo Murat e Uiara Martins.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo