Falta de chuva nos reservatórios obriga a geração de termelétricas com tarifas superiores a que será cobrada por Angra 3

Foto: O Petróleo

Fonte: Petronotícias

As termelétricas a gás vão voltar a funcionar gerando energia mais cara do que a tarifa prevista para Angra 3. O preço a ser cobrado elo MWh será de R$ 588,75. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reuniu nesta sexta-feira (8) de forma extraordinária, para avaliar as condições de suprimento energético, conforme acordado em sua 213ª reunião, realizada na última quarta-feira. Em função dos atuais armazenamentos dos reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas do País e as previsões meteorológicas para os próximos dias, o Comitê decidiu pelo despacho do parque termelétrico em valores superiores aos indicados pelos modelos computacionais do setor. Assim, serão despachadas as usinas termelétricas até o limite de Custo Variável Unitário – CVU de R$ 588,75/MWh nos subsistemas Sudeste-Centro-Oeste e Sul, a partir de amanhã, dia 9.

Adicionalmente, o CMSE deliberou que o Operador do Sistema deve considerar a oferta de importação de energia do Uruguai e Argentina como recurso adicional, mantendo a geração de usinas termelétricas, também  a partir deste sábado.O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2019 e destacou que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas: “O CMSE permanecerá acompanhando permanentemente as condições de suprimento do Sistema Elétrico Brasileiro, principalmente no que se refere ao nível dos reservatórios, e as condições de atendimento serão reavaliadas semanalmente.”

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo