Exmo. Sr. Ministro Moreira Franco

c.c. Excelentíssima Presidenta Dilma Rousseff

 

Lamentáveis as declarações de V. Exa. acerca da qualificação dos engenheiros brasileiros.

A infelicidade das declarações, que enfaticamente repudiamos, é tão flagrante que o Sr. Ministro não lembrou que a partir de 1970, engenheiros brasileiros construíram: Itaipu, Urubupungá, Promissão (dentre muitas usinas hidroelétricas construídas), Rodovia Cuiabá-Porto Velho, Sistema Anchieta-Imigrantes (dentre muitas rodovias implantadas), Terminal do PECEM, Ponta da Madeira (com capacidade de operar graneleiros de até 400.000 t de deslocamento); Metrô do Rio de Janeiro e de São Paulo, e muitas outras obras importantes de infra estrutura.

Exportamos serviços de engenharia para o mundo inteiro, não omita isto.

No tocante às declarações referidas, o Clube de Engenharia repudia firmemente a falsa explicação de que "os atrasos não acontecem por falta de dinheiro"(?). V. Exa. sabe muito bem que os principais cargos ocupados pela Infraero não o são por técnicos mas sim nomeações de viés político. Poderia até ser o seu caso, pois, sabemos, V. Exa não é do ramo. Pela amostragem de obras elencadas em parágrafo anterior, fica claramente  demonstrado que a geração de engenheiros não foi perdida, mas antes sobretudo, está a dos políticos sem capacidade administrativa. Quando há dinheiro e não há realizações, fica patente, tal qual um teorema de geometria, a incompetência de quem administra. Qual é a Empresa Construtora que não deseja executar obras, quando existem recursos para tal? O Clube de Engenharia não tem esse registro.

V. Exa. poderia, antes de fazer este pronunciamento tão infeliz sobre os engenheiros brasileiros, conferir as datas das realizações de todas as licitações dos aeroportos, os requisitos técnicos exigidos em edital e apurar profundamente a razão dos atrasos. Não foram as Construtoras Brasileiras! Caso V. Exa. se digne, analise caso a caso, o porquê das paralisações das obras, determinadas pelo TCU.

Impossível calar, quando o Ministro-Chefe, tenta, no "Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada", classificar os engenheiros brasileiros de mal formados e de elaboradores de projetos ruins.

O Clube de Engenharia tem elementos fartos e reais, caso V. Exa. deseje debater detalhadamente as razões dos atrasos.

Insistimos em realçar o pesar de que a Engenharia Brasileira foi tomada, ao vislumbrar a total desinformação de V. Exa., ou tentativa de acobertamento, acerca da realidade ocorrida nas concorrências e na construção dos Aeródromos Brasileiros.

CLUBE DE ENGENHARIA 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo