Informe 04/09 - Clube de Engenharia e ASA convidam para debate "Ecos tropicais da II Guerra"

O Clube de Engenharia e a Associação Scholem Aleichem (ASA) promovem, nesta quinta-feira, o debate "Ecos tropicais da II Guerra: recepção a intelectuais e acordos Brasil - EUA". O evento terá como palestrantes Kristina Michahelles, jornalista, tradutora e diretora-executiva na Casa Stefan Zweig, e Israel Blajberg, engenheiro, vice-presidente da Casa da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e autor do livro e filme “Estrela de David no Cruzeiro do Sul”. O debate será enriquecido pela projeção de um episódio da série Canto dos Exilados, sobre Stefan Zweig, romancista judeu que exilou-se no Brasil nos anos 40. O evento ainda terá como moderadores Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia, e Mauro Band, presidente da ASA.

A chegada no Brasil, após a Segunda Guerra, de intelectuais europeus que fugiram do regime nazista será o tema de Kristina Michahelles. A jornalista vai abordar as diversas áreas nas quais os exilados contribuíram, como Ciências e Artes, tendo ajudado a fundar instituições de renome como a Universidade de São Paulo (USP). Já os acordos assinados entre Brasil e Estados Unidos, principalmente militares, serão temas de Israel Blajberg. O engenheiro vai demonstrar o impacto dessa parceria, como a instalação de bases militares ao longo do litoral brasileiro, a prioridade à importação de produtos estadunidenses e a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

O evento faz parte da programação da ASA sobre os 80 anos da Segunda Guerra Mundial, e será transmitido ao vivo pelo Facebook da Associação: www.facebook.com/asa.s.aleichem

Promoção:
Presidência do Clube de Engenharia
Associação Scholem Aleichem – ASA

Serviço:
Dia 05/09, quinta-feira, às 18h
20º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Metrô Estação Carioca
Entrada gratuita

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo