Bombeiros retiram paciente do Hospital Badim, no bairro do Maracanã, zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: EBC

Mais uma tragédia evitável ocorreu em nossa cidade, desta feita ceifando, até aqui, 14 vidas humanas no incêndio do Hospital Badim.

Nos últimos anos, sucessivos desabamentos de estruturas, prediais e viárias, e incêndios, têm causado perda de vida e prejuízos econômicos.

Não se trata de alterar a legislação, atualizada e rigorosa, e as normas de segurança, que regem a aprovação de projetos, a aceitação e a conservação de estruturas. Trata-se, sim, de exigir o seu cumprimento, penalizando os infratores, civil e criminalmente e de esclarecer a sociedade para a importância do atendimento às normas existentes.

Impõe-se uma mudança de atitude dos órgãos fiscalizatórios municipais, para que façam cumprir a lei, orientando os profissionais e a sociedade, e exigindo o atendimento às posturas e normas que visam propiciar segurança aos usuários, pois de nada adianta o papelório da emissão de licenças, de alvarás, de anotações de responsabilidade técnica, de laudos de vistoria, meros instrumentos de arrecadação de taxas, enquanto a sociedade se mantém indefesa, sem saber o que fazer.

Pedro Celestino
Presidente do Clube de Engenharia

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo