Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

45 anos da Ponte Rio-Niterói - na UFRJ

30/10/2019 às 09:00 - 16:00

Maior ponte do hemisfério sul e uma das maiores do mundo em área construída, com um comprimento total de mais de 13 quilômetros, a Ponte Rio-Niterói completa 45 anos neste ano. Para celebrar a data, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), através do Programa de Projeto de Estruturas (PPE), promoverá um ciclo de palestras com os principais engenheiros envolvidos no desenvolvimento do projeto, construção, melhoria de desempenho dinâmico e manutenção da ponte. Será realizado no próximo dia 30 de outubro, quarta-feira, das 9h às 16h, no auditório André Rebouças, no Centro de Tecnologia, Bloco D, Sala D-220. A programação prevê uma sequência de palestras de engenheiros envolvidos com a história da ponte desde o seu projeto até os dias de hoje.

Organizado pela professora Maria Cascão Ferreira de Almeida, coordenadora do Programa Projeto de Estruturas (PPE/POLI/UFRJ), o encontro busca estimular os alunos com exemplos de engenharia brasileira de excelência evidenciando o alto nível dos profissionais formados pelo curso de Engenharia da UFRJ e o quanto eles podem contribuir para o desenvolvimento do Brasil. “O evento possibilita que os alunos possam conhecer ex-alunos ou ex-professores da Poli-UFRJ que tiveram um papel fundamental na construção de um marco da engenharia brasileira como a Ponte Rio-Niterói, que detém até hoje números impressionantes de tráfego em seu sistema viário”, explica a professora.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Programação:
9h - Abertura
9h15 - A nova modalidade de projetar com o computador - Prof. Benjamin Ernani Diaz
Professor emérito da Poli-UFRJ, responsável técnico pelo projeto da ponte juntamente com Antônio Alves de Noronha Filho no primeiro escritório de engenharia civil do país a utilizar computadores para realizar cálculos numéricos de estruturas, a Noronha Engenharia S.A.
10h30 - Grandes desafios construtivos vencidos - Engenheiro Bruno Contarini
Conselheiro do Clube de Engenharia e engenheiro civil referência em construção de pontes e viadutos. Discorrerá sobre os grandes desafios construtivos vencidos na Ponte.
11h45 - Mesa redonda
12h - Almoço
13h30 - Soluções inovadoras para melhor desempenho dinâmico - Prof. Ronaldo Battista
Pesquisador do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, autor do projeto que reduziu em mais de 80% as oscilações provocadas pelo vento no vão central da ponte.
14h30 - Melhorias e Inovações - Eng. Fabio Stocco
Representante da Concessionária Ecoponte.
14h50 - Referência mundial em manutenção de grandes estruturas - Engenheiro Carlos Henrique Siqueira
Atuou no passado na fiscalização da construção da ponte e até hoje atua na manutenção da obra, sendo talvez a pessoa que mais dedicou seu tempo à obra.
15h50 - Mesa redonda
16h - Encerramento

Serviço:
Dia 30/10, quinta-feira, das 09h às 16h
Auditório André Rebouças - Centro de Tecnologia
Bloco D, Sala 220
Fundão - UFRJ

Detalhes

Data:
30/10/2019
Hora:
09:00 - 16:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo