Livro aborda a conservação de bairros cariocas desde 1979

Como resultado da sua pesquisa de doutorado, o arquiteto Claudio Antonio Lima Carlos, está lançando o livro "Áreas de proteção do ambiente cultural: a conservação de bairros cariocas de 1979 a 2006". A publicação tem como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre os resultados obtidos a partir da execução de projetos de adaptação de novos usos em edificações históricas, com base nos critérios de conservação previstos pela legislação municipal da cidade do Rio de Janeiro. A realização desta análise tem por base conceitos teóricos aceitos internacionalmente, bem como a contribuição de autores acerca de experiências realizadas em outros países.

Entre os principais temas abordados pelo livro estão o sítio urbano como monumento, a política carioca de patrimônio cultural, o histórico das APACs do Leblon, da área central e alguns bairros da zona sul, e uma proposta metodológica para o monitoramento das APACs.

O autor concluiu seu doutorado em urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), do Instituto de Tecnologia (IT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de restauração do patrimônio cultural, com ênfase em conservação urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação urbana, patrimônio cultural urbano, restauração de edificações, conservação de áreas urbanas e arquitetura.

Veja mais detalhes sobre o livro AQUI.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo