No dia 24 de outubro, às 15h, o tema em pauta será a Base de Alcântara depois do acordo, envolvendo a base espacial no Maranhão, proposto por Jair Bolsonaro a Trump, para que empresas dos EUA possam alugar as instalações daqui para lançamentos espaciais. O ponto principal do acordo é salvaguardar a tecnologia dos Estados Unidos. Pelo texto, não haverá transferência de conhecimento entre os dois países. Como fica a Soberania Brasileira?

Sem público presente, com duração aproximada de 90min, o evento será transmitido pela internet, na página do SOS Brasil Soberano no facebook: www.facebook.com/sosbrasilsoberano

Estará aberto a perguntas e será reproduzido posteriormente em vídeo.

Os debatedores:

Carlos Zarattini - Economista pela Universidade de São Paulo/USP e especialista em Engenharia de Transportes. Deputado Federal (PT/SP) no 4º mandato. Foi vereador e deputado estadual. Secretário de Transporte do governo Martha Suplicy. Foi vice-líder do PT na Câmara e é relator da Medida Provisória 664/14, que altera as regras para concessão de pensão por morte e auxílio-doença. Foi autor do pedido de criação da CPI do sistema carcerário. É 2º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Mídia Regional e integrante da Comissão Especial que está discutindo a Reforma Política.

Darc Costa - Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ. Consultor na área de planejamento e mestre em engenharia de produção. Doutor em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ, onde é Professor convidado de pós-graduação em cursos de Estratégia Nacional. Foi vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conferencista da Escola de Políticas Públicas e de Governo da UFRJ. Membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CEBRES). Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela no Rio de Janeiro e presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.

Pedro Celestino - Engenheiro civil especializado em Transportes, formado pela PUC-RIO. Preside a Internacional de Consultoria e Planejamento S.A. (ICOPLAN), empresa de engenharia consultiva, com serviços realizados em quase todos os estados brasileiros, desde 1975. É membro vitalício do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Representou o Clube no CREA-RJ e na Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE). Fez parte da direção da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE). Foi membro do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É presidente do Clube de Engenharia.

 Roberto Amaral - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará é  jornalistaprofessor e político. Foi ministro da Ciência e Tecnologia durante o primeiro governo do presidente Lula. Foi presidente do Partido Socialista Brasileiro até Outubro de 2014, quando renunciou por ocasião do apoio dado pelo partido ao então candidato a Presidência pelo PSDB, Aécio Neves. Articulista, assina textos na imprensa de todo o país. É autor de mais de 30 livros sobre Direito, Política, Segurança Nacional e Ciência e Tecnologia. É um dos idealizadores da Frente Brasil Popular.

Mediação:

Jorge Rubem Folena de Oliveira - Graduado em Direito com Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Professor na Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, Campus de Nova Friburgo. Sócio do Escritório JR Folena de Oliveira Advogados. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, onde presidiu as comissões permanentes de Direito Constitucional e Direitos Sociais. Tem diversos artigos publicados em revistas especializadas, como a Revista de Direito Mercantil, Empresarial e Econômico. Integra a coordenação do Movimento SOS Brasil Soberano.

Serviço:
Dias 24/10, quinta-feira, das 15h às 17h
Transmissão: www.facebook.com/brasilsoberano

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo