Saturnino Braga: história que merece registro

Roberto Saturnino Braga, Engenheiro formado pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, turma de 1954, é conhecido por sua brilhante e íntegra trajetória política. Ex-senador, foi prefeito do Rio de Janeiro entre os anos de 1986 e 1988. Além de membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia é presidente de honra do Instituto Cultural Casa Grande, conselheiro da Fundação Perseu Abramo, Diretor Presidente do Centro Celso Furtado e Vice-Presidente da Sociedade AMAR, que há mais de vinte anos cuida de crianças em situação de rua na cidade do Rio. Por tudo isso e muito mais, em novembro de 2013, Saturnino recebeu o título de Membro Honorário da Sociedade Eça de Queiroz.

Durante as muitas homenagens recebidas no almoço que o contemplou, Bráulio Maciel, presidente da Sociedade Eça de Queiroz, destacou a história política do ex-senador e prefeito. “Sua excelência sempre representou a renovação criativa e o Estado Social e Democrático de Direito”, frisou Bráulio.

Outra marcante homenagem a Saturnino ficou por conta do conselheiro do Clube de Engenharia e Vice-Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Edson Monteiro, que lembrou a vida pública de Saturnino Braga, marcada pela ética e pelo compromisso com a coisa pública. Edson falou também sobre as injustiças cometidas contra sua atuação política, e relatou o que de fato aconteceu e que fora ocultado pela mídia e pelos adversários de Saturnino. “Todas as propostas feitas ao Banco Central durante a grande inflação de 1988 foram rejeitadas e só acatadas durante a gestão do prefeito seguinte, onerando o cidadão carioca, mesmo diante da batalha de Saturnino para conter a crise”, explicou Edson.

Uma das homenageadas pela Sociedade Eça de Queiroz no mesmo dia, Hildegard Angel, escreveu em seu site um belo relato sobre as palavras de Edson Monteiro e demais presentes que contribuíram para resgatar a história deste cidadão brasileiro que engrandece a política nacional. 

Veja aqui o texto de Hildegard Angel.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo