Ministro responde ao Clube sobre engenheiros estrangeiros no país

Em ofício enviado no último dia 5/02, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Côrtes Neri, respondeu às questões encaminhadas, dia 29/01, em carta do Clube de Engenharia sobre o mercado de trabalho dos engenheiros brasileiros. A manifestação do Clube foi fruto de declarações do ministro sobre uma suposta supremacia da qualificação de engenheiros estrangeiros atuando no país.

No documento, o Clube reitera que “a defesa do mercado de trabalho aos engenheiros brasileiros e, por extensão, às empresas de engenharia no Brasil tem sido uma das bandeiras desfraldadas com mais vigor na tribuna dessa Casa Centenária. Porém, longe de representar uma xenófoba reação que feche as portas do país à inteligência dos momentaneamente mais desenvolvidos, tal atuação prima pela adoção de uma inteligente estratégia, item irrecusável ao projeto de nação pela qual lutamos”.

Em sua resposta, o ministro Marcelo Neri afirma que a Engenharia do Brasil tem excelência e que o governo não propôs medidas ativas específicas para induzir a vinda ao Brasil de engenheiros estrangeiros, “mas sim ações horizontais para racionalizar e diminuir as excessivas barreiras à contratação de profissionais estrangeiros qualificados em geral, dificultada por resquícios de uma legislação defensiva já superada pelas enormes transformações que o Brasil e o mundo experimentaram.”

 

Leia a resposta na íntegra aqui.

Leia a carta do Clube de Engenharia aqui.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo