Conexão Engenharia UFF: encontros online nacionais e internacionais

Foto: Site da UFF.

Criar conexão em tempos de pandemia: este é o objetivo de ações online que a Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói, vem planejando e executando. Além do relevante suporte aos profissionais de saúde, como na produção de faceshields para o trabalho mais seguro de médicos e enfermeiros, também são executadas atividades que reúnem a comunidade acadêmica em torno de debates sobre a Engenharia. Uma delas é uma série de webinários, no caso painéis transmitidos ao vivo, que fazem parte do projeto Conexão Engenharia. A transmissão será feita por canal no Youtube e reunirá nomes relevantes no ensino de engenharia de todo o Estado e do país.

O primeiro webinário ocorrerá no dia 22 de abril, quarta-feira, às 14h, com o tema "Engenharia frente à Pandemia do Covid-19: iniciativas e enfrentamentos das Escolas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro". Participarão o diretor da Escola de Engenharia da UFF, José Rodrigues de Farias; o vice-diretor, Bruno Pedroza, como moderador; o comandante do IME, General de Brigada Engenheiro Militar Armando Morado Ferreira; a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Claudia Morgado; o diretor do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, professor Luiz Felipe Scarvada; o reitor do Instituto Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes, Jefferson Manhães; e o professor titular do CEFET-RJ, Maurício Motta. No painel, cada participante vai compartilhar as ações de sua instituição no combate ao Covid-19 e na manutenção da interação de seus membros. O vídeo pode ser conferido aqui.

Segundo José Rodrigues de Farias, um dos propósitos é tratar de temas relevantes para a Engenharia e o Design, área que também faz parte da Escola de Engenharia da UFF. Ao compartilhar experiências, o webinário deixa evidente o protagonismo das universidades em várias frentes de combate aos malefícios da pandemia. “O propósito é mostrar o quanto as instituições de ensino são lugares que têm capacidade de dar todas as respostas à sociedade. A universidade aqui no Brasil está cumprindo seu papel de prover soluções para proteger nossas equipes de saúde e preocupar-se com suas comunidades”, afirmou o diretor da Escola de Engenharia da UFF.

Há a consciência de que quanto mais gente participar, melhor, pois outro objetivo consiste em amenizar o isolamento individual causado pela quarentena e manter viva a interação entre os membros da Escola, aprendendo juntos, de modo a posteriormente voltarem fortes e motivados às suas atividades. "A intenção é que nossos alunos, professores e técnicos possam participar, possam se envolver e esse envolvimento transformar as vidas das pessoas dando a elas agenda, discussão, reflexão sobre assuntos relacionados à Engenharia e seu entorno", explicou José Rodrigues.

Outras ideias estão sendo desenvolvidas para os próximos webinários. A primeira delas é um debate, com docentes de diversos estados do país, sobre os novos desafios no ensino de Engenharia, tanto pela vigência das novas Diretrizes Curriculares quanto pelo "novo normal" que teremos após o Covid. Há, ainda, a proposta de conectar gestores de escolas de engenharia de outros países, como Portugal, Estados Unidos e Espanha.

Em paralelo às ações online e produção de equipamentos para trabalhadores da saúde, a Escola de Engenharia da UFF também tem executado ações de solidariedade com a arrecadação de recursos financeiros, cestas básicas e material de higiene para distribuição a famílias vulneráveis, de modo a amenizar as dificuldades socioeconômicas dos trabalhadores.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo