SBPC disponibiliza calendário com grandes feitos da ciência brasileira

 

Publicado no Jornal da Ciência em 30/07

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) disponibiliza para download gratuito o calendário 2020-2021, de 18 meses, “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”.

A iniciativa destaca em 40 páginas personalidades e instituições históricas que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. O calendário também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

De janeiro de 2020 a julho de 2021, o calendário resgata com fotos e textos histórias de cientistas renomados brasileiros, como os físicos Jayme Tiomno e Elisa Frota Pessoa, Otto Richard Gottlieb, Milton Santos, Ana Maria Primavesi, Paulo Freire e Johanna Döbereiner, entre outros. Ressalta também os oito cientistas mais brasileiros citados no mundo no presente, de acordo com a lista publicada no final de 2019 pela consultoria britânica Clarivate Analytics e o matemático Artur Ávila, primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar, em agosto de 2014, a Medalha Fields. A publicação celebra ainda a geração futura, os jovens cientistas brasileiros que brilham nas feiras científicas internacionais como a ISEF (International Science and Engineering Fair).

Entre as instituições, o calendário traz entre seus destaques a Estação Antártica que no dia 15 de janeiro deste ano inaugurou a nova Estação Antártica Comandante Ferraz, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que em 25 de maio comemorou 120 anos de contribuição para a saúde pública do País, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que celebra em setembro seu centenário.

Faça aqui o download do calendário.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo