Entidades cobram posição sobre asilo a Snowden

O Clube de Engenharia soma esforços com cerca de 60 outras entidades da sociedade civil que exigem um posicionamento oficial da Presidência da República sobre o pedido de asilo feito pelo ativista digital Edward Snowden, cujo visto está para vencer na Rússia. O documento, que sofreu modificações em reunião do Conselho Diretor, será entregue na próxima quarta-feira, 16 de julho, às 11h no Ministério da Justiça, mesmo dia em que se encerra a 6ª Cúpula do BRICS, em Brasília.

Desde junho de 2013, a partir das denúncias feitas por Snowden, o mundo vem tomando conhecimento da existência de uma ampla estratégia de espionagem cibernética norte-americana, que desrespeita o direito à privacidade online e o sigilo diplomático. Desde então, o ativista é o maior inimigo político dos Estados Unidos e passou a viver  exilado na Rússia, com um visto temporário, que vence em 31 de julho próximo. 

Embora as denúncias de Snowden tenham levado a presidente Dilma Rousseff a fazer um duro discurso contra a vigilância em massa nas redes, durante a Assembleia Geral da ONU em setembro de 2013, paradoxalmente, o Estado brasileiro ainda não se pronunciou sobre o pedido de asilo feito por Edward Snowden ao país há cerca de um ano. Para as organizações que subscrevem a carta - cujo texto traz contribuições do Clube de Engenharia - trata-se de uma posição questionável, principalmente se consideradas as aspirações geopolíticas do país em torno do tema.

Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo