Onze professores da Coppe/UFRJ na lista de cientistas mais citados do mundo

Planeta COPPE Notícias
13/11/2020

A Coppe/UFRJ teve onze de seus professores relacionados entre os cientistas mais citados do mundo, incluindo o diretor da instituição, professor Romildo Toledo, e o ex-diretor, professor Edson Watanabe. O ranking foi elaborado pelo professor de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Stanford, John Ioannides, em colaboração com Kevin Boyack, da SciTech Strategies, e Jeroen Bass, da Elsevier, e publicado em dia 16 de outubro na plataforma PLOS Biology.

Figuram no ranking os professores Romildo Toledo (Programa de Engenharia Civil); Liu Hsu, Paulo Sergio Diniz, Edson Watanabe e Djalma Falcão (Programa de Engenharia Elétrica); Renato Cotta, Marcelo Savi e Helcio Orlande (Programa de Engenharia Mecânica); Su Jian (Programa de Engenharia Nuclear); Theodoro Antoun Netto (Programa de Engenharia Oceânica) e José Carlos Pinto (Programa de Engenharia Química).

O ranking traz o top 2% de cientistas mais citados em 22 campos do conhecimento científico e 176 subáreas. O objetivo de Ioannides e seus colegas foi criar uma nova forma de ranquear cientistas evitando autocitação e citation farms (quando o pesquisador é citado por seus colaboradores e coautores). As informações necessárias para o ranqueamento foram coletadas na plataforma Scopus, no dia 6 de maio, e atualizadas até o ano de citação 2019.

Confira o artigo publicado, com o ranking completo, liderado pelo professor Michael Grätzel, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíca), no site da PLOS Biology.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo