FIERJ repudia depredação da escultura de Zumbi dos Palmares com a suástica nazista

NOTA DE REPÚDIO

A FIERJ repudia o ato de depredação da Escultura de Zumbi dos Palmares com uma suástica nazista, ocorrido na última segunda-feira, dia 20, no Centro do Rio. 

A utilização do símbolo nazista no centro da escultura nos inquieta pela lembrança de que o nazismo era a favor do extermínio de todos que não faziam parte da raça ariana. 

Além de judeus, que infelizmente contam com o maior número de vítimas do regime nazista de Hitler, negros, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, presos políticos, deficientes mentais e outros grupos também foram vítimas das atrocidades do Terceiro Reich. 

Nós, como cidadãos cariocas, temos de levantar nossa voz contra qualquer ato de veneração desse símbolo, pois conhecemos muito bem a tragédia humana de uma sociedade baseada em hierarquia de classes. A escravidão faz parte de nossa lembrança. 

Repudiamos todo e qualquer preconceito, todo e qualquer racismo, toda e qualquer desumanização de outro ser humano. Apoiamos uma cidade multicultural e que respeite a todos os indivíduos a partir de sua escolha identitária, bem como a partir do consenso de que não há espaço para qualquer tipo de intolerância.

FIERJ - Federação Israelita do Rio de Janeiro 
Diretoria Executiva - Conselho Deliberativo

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo