Eficiência energética - Sistema de gestão de energia GreenAnt

O risco de escassez de energia no país é um fato cada vez mais em pauta. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o desperdício de energia elétrica no Brasil chega a 48 milhões de megawatts por hora, o equivalente a metade da produção anual da Hidrelétrica de Itaipu. Para contribuir com esta discussão o Clube de Engenharia realizou, dia 11 de novembro, a palestra Eficiência energética - Sistema de gestão de energia GreenAnt.

A mesa de debates foi composta pelo chefe da Divisão Técnica de Energia (DEN), Alcides Lyra, o diretor Técnico do Clube, Márcio Patusco, e o secretário e um membro da Divisão de Energia, respectivamente, Eduardo Feital e Maurício Cunha.

Em seu discurso, Patusco destacou que uma das atribuições do Clube de Engenharia é fazer a aproximação da sociedade com desenvolvedores e inovadores em tecnologia. Por esse motivo, a Diretoria de Atividades Técnicas acolheu esta iniciativa e muito ainda há a fazer como incentivo cada vez maior a projetos como este.

Maurício Cunha alertou sobre o quanto a questão energética tem sido subestimada e, também, para os impactos econômicos e sociais de uma crise no setor. Eduardo Feital lembrou que o registrador de consumo, que registra as unidades consumidoras de energia, já existe, mas ainda é um equipamento caro. E o diferencial do Projeto GreenAnt é justamente o consumidor poder acompanhar seu consumo com por valor relativamente baixo.

O palestrante da noite, Pedro Bittencourt, doutorando do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), especialista em Engenharia Eletrônica, abriu a palestra falando sobre os vários processos de transformação de energia e as perdas que ocorrem no decorrer dos processos.

Bittencourt considera que a negligência no uso de energia vem do desconhecimento do consumidor que muitas vezes faz uso inadequado e utiliza instalações impróprias ou equipamentos deteriorados. “O consumidor de energia elétrica no Brasil hoje é extremamente desinformado sobre o uso. Como funciona a tarifação e como funciona todo o processo de consumo de energia. O que é considerado perda oficialmente no sistema elétrico, em reais, é o equivalente a duas vezes o orçamento do Ministério da Cultura em 2013”.

Tornar o consumo eficiente aumenta a disponibilidade do insumo. No caso do consumo residencial no Brasil a redução de 15% no consumo é o equivalente à metade da potência firme de Belo Monte, cerca de quatro gigawatts.

A empresa GreenAnt trabalha com a junção de eficiência energética aliada à informação. Dentro deste propósito a ideia é buscar investimento para o protótipo que está sendo desenvolvido pela empresa: um medidor de energia ligado à internet que permite dar informações em tempo real sobre seu consumo em separado de cada equipamento doméstico. O protótipo vai ler o consumo das três fases através de transformadores de corrente simples, enviar pela internet e, no servidor, vai passar por todo o processamento de sinais para identificação de cargas, passar pelo processo de inteligência computacional, detectando cada uma dessas cargas e separando, para gerar uma visualização interativa para o consumidor.

Para o desenvolvimento do projeto, foi selecionada, como forma de arrecadação de fundos, o site de crowdfunding (plataforma de financiamento coletivo). A doação, por exemplo, de R$300,00 para a produção do piloto, já dá direito a receber um desses equipamentos beta test em sua própria casa. A ideia inicial é fazer 100 equipamentos e com a ajuda dos beta testers (consumidores que farão uso do aparelho de teste), buscar aperfeiçoamento e obter um aparelho que poderá ser comercializado a um custo relativamente baixo. Vale registrar o grande benefício também para a economia nas residências e na educação do usuário.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo