Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontros com Tecnologia - 5G e o desenvolvimento sustentável brasileiro: Desafios e Oportunidades

07/07/2021 às 18:00 - 20:00

Uma grande revolução tecnológica está a caminho: a conexão 5G irá mudar nossas vidas em diversos aspectos. Ela tornará possível o nascimento de novos serviços e produtos, o uso de novas tecnologias nos mais diversos setores e uma integração cada vez mais profunda entre real e virtual.

O que até agora parecia uma teoria distante da realidade, com a internet das coisas, inteligência artificial, robótica, inteligência mista e aumentada, irá saltar para o cotidiano. Dados que antes precisavam de alguns minutos ou horas para serem transferidos agora irão de um lugar a outro em um piscar de olhos. A perspectiva é de total e constante conexão entre as pessoas e os muitos serviços digitais possíveis.  

No Brasil, a regulamentação deste processo está em curso e, dado o tamanho do país e de seu potencial de consumo interno, já nasce gigante: a licitação que determinará as empresas que trarão a tecnologia para o país acontecerá no maior leilão de radiofrequências da história do Brasil e a maior oferta pública de capacidade para tecnologia móvel de quinta geração do mundo.

Esse é o tamanho da importância do tema. Você tem acompanhado os encaminhamentos? Está pronto para viver essa revolução tecnológica que bate à porta? A quais aspectos deveríamos estar atentos neste momento para que essa transição considere não só os fatores econômicos e  tecnológicos, mas também os sociais? Essas e outras perguntas relacionadas ao tema serão debatidas no próximo Encontros com Tecnologia.

A participação é gratuita e requer inscrição aqui no Sympla. Após a sua inscrição, para entrar na sala Zoom, você deve acessar o link que receberá por email com a confirmação da sua inscrição. Haverá emissão de certificado para os interessados.

Venha debater e traga as suas ideias!

Em julho, receberemos Marcio Patusco Lana Lobo, ex-presidente do Comitê Consultivo da Anatel, atuando hoje na Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet no Brasil, na Divisão Técnica Especializada de Ciência e Tecnologia do Clube de Engenharia e no seu Conselho Diretor.

O Encontros com Tecnologia é uma série de eventos realizada pelo Clube de Engenharia com especialistas de diferentes setores trazendo sempre um tema principal relacionado a grandes pautas nacionais e internacionais do mundo da tecnologia e suas implicações sobre o desenvolvimento sustentável, democrático e soberano do Brasil. Em comum em todos os eventos, a direção dos debates: os temas apontam sempre para oportunidades de networking, parcerias, sustentabilidade, geração de emprego e renda, prosperidade e bem-estar.

 O que buscamos é: 

  1. Desenvolver conexões entre estudantes, jovens profissionais e especialistas de carreira nos setores público, privado e na Academia, bem como entre todas as categorias de sócios do Clube de Engenharia com a sociedade;
  1. Trocar informações e experiências sobre de que forma e por quais caminhos a Engenharia e a tecnologia em geral podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e de ciência, tecnologia e inovação, para o fortalecimento da democracia e da soberania nacional.
  2. Somar esforços para que esses temas contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados pelo Brasil com a ONU e demais temas correlatos e igualmente relevantes.

O evento de julho será o quarto de uma série de encontros voltados ao networking, à troca de experiências e ao enriquecimento de projetos de âmbito pessoal e profissional. A partir de uma apresentação inspiradora com um convidado especial, pensaremos juntos como a tecnologia nacional - instalada e potencial -, em suas mais diversas aplicações, atrelada a sistemas de negócio sustentáveis e inclusivos, devem nortear o nosso futuro.

Quer entender melhor? Te convidamos a conferir os primeiros eventos. As palestras inspiradoras e as trocas que acontecem depois estão registradas no YouTube do Clube de Engenharia.

.No evento de abril recebemos Lucimar Dantas. A gerente de Articulações Corporativas do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro falou sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo. Confira o vídeo do evento aqui.

Em maio, nosso convidado foi Luiz Alfredo Salomão, conselheiro do Clube de Engenharia, ex-deputado da Assembleia Nacional Constituinte e diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental do IUPERJ/UCAM. Ele tratou dos desafios da reindustrialização do Brasil e seus impactos para os negócios. Veja aqui.

No último dia 02 de junho, José Carlos da Silva Pinto tratou dos desafios que se colocam entre os projetos científicos e a viabilização do negócio. José Carlos é professor do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ. Confira clicando aqui.

É uma construção colaborativa e plural. Em cada evento, os insights surgem dos participantes, a partir de uma palestra inspiradora, em uma troca de experiências, informações e opiniões em dois momentos. Veja como fazemos:

1. Abertura Na abertura do evento, às 18h da primeira quarta-feira de cada mês, você receberá as boas vindas da equipe do Clube de Engenharia. Esse é, também, um momento de viver o encontro com novas pessoas, algo tão prejudicado pelo distanciamento social imposto pela pandemia. Nossa sugestão é que você mantenha a sua câmera aberta e o microfone mutado. Será um prazer ver você e achamos importante que esse contato mais direto seja parte da experiência.

2. A palestra inspiradora Nesse momento, acompanhamos a exposição de um palestrante que tem como objetivo apresentar dados, históricos, entraves e oportunidades relacionados ao tema do evento para inspirar o debate que virá a seguir. Nossos convidados são escolhidos por seu domínio , experiência, formação e trabalho com o assunto a ser explorado. Após a palestra - e antes de trocar ideias e informações com o convidado - há a fase de grupos.

3. Conversa em pequenos grupos Com a mente recém exercitada pela palestra, você e outros participantes serão reunidos em uma sala onde poderão se conhecer melhor, trocar ideias sobre o tema e, quem sabe, identificar oportunidade de parcerias. Networking qualificado. Cada pequeno grupo,decidirá quem fará um breve relato das trocas havidas no grupo na próxima e última fase do evento.

4. Compartilhamento de insights e troca em plenária com o palestrante De volta à sala principal, iremos compartilhar as informações debatidas nas salas em pequenos  grupos com o convidado e trocar ideias sobre os assuntos relacionados ao tema do evento  trazidos pelos participantes.

 

Seja bem-vindo(a)!

Nos vemos no dia 07 de julho no Zoom do Clube de Engenharia!

Detalhes

Data:
07/07/2021
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo