Estrella critica política para o petróleo pós-2016 e propõe a reconstrução da Petrobras

No programa 20 MINUTOS, do Portal Opera Mundi, Guilherme Estrella, geólogo e ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, conversou sobre o passado e o futuro da estatal brasileira. Estrella, conhecido como “pai do pré-sal”, por ter comandado a descoberta e exploração da principal reserva brasileira de petróleo, acredita que a Petrobras precisa ser resgatada como patrimônio nacional.

“A Petrobras não é só o pré-sal e as refinarias. Carrega em si o movimento do povo brasileiro nas ruas, exigindo que o petróleo fosse nosso. Expandiu-se por todo o território nacional, abarcou toda a cadeia produtiva do petróleo, a indústria petroquímica, estava junto à população, impulsionando a cultura, o esporte, gerando empregos. Tudo isso acabou. A Petrobras já não participa do crescimento integral do Brasil”, lamentou Estrella.

Segundo o geólogo, os fatores que levaram a esse desmonte foram: o fim do sistema de partilha, a remoção da empresa como operadora única e o "decreto do trilhão", que isentou as empresas operadoras de impostos de importação.

Assista a entrevista completa:

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo