5º EFEEng aprova nota contra a privatização da UERJ

A quinta edição do Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia chegou ao fim no último sábado (21/08) com a tradicional Roda de Conversa. No espaço pensado para o debate entre alunos de universidades públicas e privadas foram levantadas questões relacionadas aos currículos das engenharias, dificuldades financeiras enfrentadas pelos estudantes, a importância do engajamento social na formação cidadã, entre outras. 

Além de um documento final trazendo as resoluções e problemáticas levantadas, que deverá ficar pronto na semana, o evento produziu uma nota aprovada por aclamação contra a privatização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Leia a nota na íntegra abaixo.


Atacar a UERJ é atacar a Engenharia Nacional e a nossa Soberania

Não é surpresa que em 2021, em meio à ataques generalizados às instituições públicas brasileiras, tenhamos mais de uma tentativa incabível da privatização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Não há outra posição possível senão o repúdio completo desta proposição "tão inconstitucional quanto estapafúrdia", em palavras do Reitor da UERJ Ricardo Lodi Ribeiro, por parte de toda sociedade civil e entidades de classe, que entendem a importância ímpar desta universidade na formação de uma massa de profissionais extremamente qualificados.

Atacar a UERJ é atacar a Engenharia Nacional pois abriga 12 cursos de engenharia, forma centenas de engenheiros e engenheiras por ano, produz profissionais críticos e que entendem seu papel social, e são vanguarda em suas especialidades.

Não é surpresa que em 2021 fins puramente eleitoreiros estejam acima da educação. Também não é surpresa que a UERJ, em meio a inúmeras iniciativas de pesquisa e inovação no combate à COVID-19, sendo vanguarda de políticas afirmativas de acesso e diversidade aos seus espaços, de comunidade intransigente na defesa dos direitos sociais da sociedade fluminense e brasileira, seja atacada e desrespeitada desta forma poucas semanas após afirmação também estapafúrdia proferida pelo Ministro da Educação de que a educação superior deveria ser para poucos.

Os/as estudantes reunidos no 5º EFEeng, o Clube de Engenharia e a Secretaria de Apoio ao Estudante do Clube de Engenharia, esperam a rejeição veemente e taxativa deste projeto de lei número 4673/21 por parte da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo