EFEEng comemora 5 anos e debate temas centrais para o Brasil; vídeos disponíveis

Vídeos com as palestras e roda de conversa completos já estão disponíveis no YouTube do Clube de Engenharia; veja lista completa no final do texto

Qual a responsabilidade da Engenharia para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável? Esta pergunta norteou o 5º Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia (EFEEng), nos últimos 13, 14 de agosto e 21 de agosto. Entre este, outros temas essenciais para o país e para a engenharia foram debatidos, como investimento público nas universidades, desenvolvimento, segurança alimentar e distribuição de renda. Os vídeos da programação completa do evento já estão disponíveis no YouTube e você pode assistir clicando AQUI.

O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, e o coordenador da SAE, Stelberto Soares, celebraram os cinco anos de EFEEng. Tanto Celestino como Soares falaram sobre a importância do Encontro na formação cidadã dos jovens engenheiros e graduandos nas diversas áreas da Engenharia, além da centralidade do tema do 5º EFEEng: a responsabilidade da Engenharia no desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Na roda de conversa, que aconteceu no último dia do evento, o currículo da Engenharia esteve no centro do debate. Como construir uma forma de atuação na área que alie excelência técnica com um olhar humano? Como os/as estudantes podem vivenciar uma formação cidadã ainda nas cadeiras das universidades?

O 5º EFEEng também produziu de um documento final com resumo das principais discussões levantadas durante o debate. Este documento pode ser lido AQUI. O evento também aprovou por aclamação uma nota conjunta com a SAE contra a privatização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e rejeitando o Projeto de Lei 4673/21 protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Veja a nota completa AQUI.

Veja abaixo todas as palestras e a roda de conversa do 5º EFEENg completas:

Abertura: https://youtu.be/n_7nLtWsfiY
Economia e Meio Ambiente: https://youtu.be/dURv9qaPr_E
A Engenharia e a Segurança Alimentar: https://youtu.be/LOR1ujaSD0Q
Cortes de Investimentos nas Universidades Públicas: https://youtu.be/olAZKotyC7k
A Engenharia Como Ponto de Partida Para o Desenvolvimento: https://youtu.be/p-Ko2KyAiiA
Encerramento e Agradecimentos: https://youtu.be/Ey7d7-mRZqg
Roda de Conversa: https://youtu.be/kRWgusjerUo

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo