Monitor Digital - 13/05/2013

Ação pede suspensão de leilão da ANP

Na véspera da 11ª Rodada de Licitação do Petróleo, que retoma a  privatização do setor, o presidente nacional do PSOL, deputado federal Ivan Valente, ingressou com ação popular, na Justiça Federal de São Paulo, com pedido de liminar para suspender o leilão.

>> continue lendo

Caros Amigos - 15/05/2013

Leilões do petróleo ameaçam controle do país sobre o produto

A 11ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio deste ano, no Rio de Janeiro, para leiloar 289 blocos para a exploração de petróleo, “trará um prejuízo para o país da ordem de um trilhão de dólares”, diz Paulo Metri à IHU On-Line. Na entrevista a seguir, concedida por telefone, o engenheiro explica as implicações da lei n. 9478/1997, que rege os leilões de petróleo no país, e defende a criação de uma nova legislação, semelhante à lei n. 12351, que assegura a criação de um fundo social a partir dos recursos obtidos com a exploração da camada do pré-sal.

>> continue lendo

Blog do Conselho Comunitário de Maricá - 12/05/2013

Grande ato contra os leilões de petróleo

Os movimentos sociais, integrantes da Campanha O Petróleo Tem Que Ser Nosso, promoverão no dia 14/5, às 9h, em frente ao Hotel Royal (antigo Hotel Nacional), em São Conrado, grande ato contra a 11ª Rodada de Licitações para Exploração de Petróleo da Agência Nacional do Petróleos (ANP).

>>continue lendo

Fundação Lauro Campos - 13/05/2013

Manifestantes ocupam MME e protestam contra licitação para exploração de petróleo 

Cerca de 150 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP) e Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), além de quilombolas e trabalhadores da Federação Única dos Petroleiros (FUP) ocupam o Ministério de Minas e Energia (MME), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, segundo a Polícia Militar.

>>continue lendo

CUT Alagoas - 08/05/2013

Sindipetro-SP, centrais e movimentos sociais realizam ato nesta quinta-feira na Paulista contra leilões do petroléo

Centrais sindicais e movimentos sociais realizarão um ato público em frente à sede da Petrobrás, na avenida Paulista, 901, nesta quinta-feira (9), a partir das 10 horas, contra a 11ª Rodada de leilão de petróleo.

>>continue lendo

Instituto Humanitas Unisinos - 08/05/2013

Leilão de petroléo: prejuízo de um trilhão de doláres, entrevista especial com Paulo Metri

A 11ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio deste ano, no Rio de Janeiro, para leiloar 289 blocos para a exploração de petróleo, “trará um prejuízo para o país da ordem de um trilhão de dólares”, diz Paulo Metri à IHU On-Line. Na entrevista a seguir, concedida por telefone, o engenheiro explica as implicações da lei n. 9478/1997, que rege os leilões de petróleo no país, e defende a criação de uma nova legislação, semelhante à lei n. 12351, que assegura a criação de um fundo social a partir dos recursos obtidos com a exploração da camada de pré-sal.

>>continue lendo

Correio da Cidadania - 15/05/2013

'O leilão do petróleo é ilegítimo, deve ser anulado' 

Seguindo sua triste saga colonial, o Brasil continua a viver ciclos de expansão econômica a partir da exploração desenfreada de matéria prima privilegiada. A exemplo de tantos outros momentos históricos, sempre sob a arbitragem dos interesses externos. Um novo capítulo dessa subjugação se deu na terça-feira, 14 de maio, quando o país promoveu a 11ª rodada de leilões do petróleo e entregou 142 de 289 blocos disponíveis às petroleiras inscritas.

>>continue lendo

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo