Renovação de parte dos representantes do Clube de Engenharia no CREA-RJ ocorre em novembro

O Sistema formado pelo Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Confea-Crea) é uma das melhores iniciativas do Presidente Getúlio Vargas, que coloca os que atuam na frente operacional, com os que ensinam na gestão dos processos, que envolvem as atividades do sistema tecnológico brasileiro.

 

Além dos graduados em Engenharia, participam deste grupo agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e os técnicos de segurança no trabalho, eleitos em suas entidades de classe, e os representantes de instituições de ensino. Portanto, é uma estrutura que estimula a organização associativa dos engenheiros e demais profissionais do sistema, no sentido lato destas categorias e contribui para aproximar os que fazem com que os que ensinam. Estes são dois pilares essenciais, mas não únicos, para qualquer processo que se pretenda exitoso em termos do desenvolvimento tecnológico de um país.

 

Importa dizer também que desde 1991 as presidências do Confea e Crea’s, e os conselheiros federais passaram a ser eleitos diretamente pelos profissionais da Engenharia, por voto facultativo. Desde então, a categoria passou a ter um protagonismo maior no que tem de positivo e de falhas neste sistema, podendo de três em três anos definir novos rumos.

 

Além deste processo eleitoral, a cada ano, o Sistema Confea-Crea renova parte dos profissionais que compõem suas instâncias de decisões; os conselheiros eleitos por entidades de classe e indicados pelas instituições de ensino. Neste ano, nove dos vinte e seis atuais representantes do Clube de Engenharia terminam seu mandato e deverá ser realizada nova eleição para o preenchimento destas vagas.

 

Estarão em disputa três representações para a modalidade Civil; duas para Elétrica e igual número para Mecânica e Metalúrgica; uma para Geologia e Minas; e uma para Engenharia Química. Os números e a distribuição de vagas foram indicados pelo Crea-RJ ao Confea, aguardando-se ainda a chancela definitiva desta Autarquia Federal para a homologação destas nove vagas destinadas ao Clube de Engenharia.

 

A eleição dos representantes do Clube no CREA é feita pelos integrantes do Conselho Diretor, podendo se candidatar qualquer sócio com seus direitos em dia com a entidade e com a formação compatível com as vagas oferecidas. O pleito ocorrerá no dia 22/11/2021, mas os interessados deverão encaminhar requerimento de registro de suas candidaturas para [email protected] até o dia 15/10/2021, às 19 horas.

 

Mais detalhes sobre o processo eleitoral podem ser obtidos no Regimento das Eleições do Clube de Engenharia (Título VII – Eleições – modificado), de acordo com Capítulo XIII, podendo ser acessado no endereço eletrônico https://www.portalclubedeengenharia.org.br/wp-content/uploads/2021/06/T%c3%8dTULO-VII-DAS-ELEI%c3%87%c3%95ES-MODIFICADO-1.pdf. 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo