Sem espaço nas grandes editoras, livro “Trabalho com informação”, de Marcos Dantas, é lançado na internet e pode ser baixado gratuitamente 

Nos anos 90, um estudo antecipava alguns dos grandes problemas vivenciados hoje nas agendas social e política. Autor de diversos livros na área de tecnologias da comunicação, Marcos Dantas, professor titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), decidiu destrinchar o conflito entre o livre acesso ao conhecimento e as leis de propriedade intelectual. Em seu lançamento mais recente, “Trabalho com informação: valor, acumulação, apropriação nas redes do capital”, Marcos vai além e fala sobre a real natureza do trabalho no capitalismo contemporâneo.

Escrito em sua maior parte antes de a internet se tornar um fenômeno de massas, a primeira versão do livro é de 1994 e nenhuma editora interessou-se em publicar. Dantas decidiu divulgar e discutir esta sua contribuição para demonstrar a atualidade e, ao mesmo tempo, dialeticamente, atualizar o pensamento de Karl Marx. Editado e publicado com apoio do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, o livro pode ser baixado livremente, em PDF ou e-book (formato .epub), no endereço: www.marcosdantas.pro.br/conteudos/trabalho-com-informacao-valor-acumulacao-apropriacao-nas-redes-do-capital

Para o autor, com o avanço do capitalismo, o trabalho tornou-se, sobretudo, informacional. Neste conceito, reconhece-se a materialidade do trabalho, mas entende-se que entre a atividade humana e o seu produto material final há um conjunto de atividades diversas. E nestas atividades está o centro do processo de valorização no capitalismo tardio.

Autor do livro A lógica do capital-informação (Contraponto, 2002), Marcos aborda em seus trabalhos a fragmentação e a monopolização na comunicação global. De 2003 a 2006, Dantas ocupou a vaga destinada à sociedade civil no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), vaga na qual o Clube de Engenharia também se dispõe a atuar. Marcos Dantas participou ativamente da implementação da TV Digital no Brasil e é reconhecido como um dos mais respeitados militantes na luta pela democratização da comunicação no Brasil.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo