Leilão do 5G atrai 15 concorrentes, algumas surpresas

Entre os 15 interessados, estão confirmados as grandes operadoras, a Highiline, o consórcio 5G, a Sercomtel, a Algar Telecom, Datora e a Brisanet. Uma das surpresas vem com a empresa de infraestrutura Winity, do fundo Pátria.

 

A Anatel deu início hoje, 27, ao leilão de venda de frequências de 708-718 MHz e 763-773 MHz de faixa de 2.300-2.390 MHz e 3.300-3.700 MHz e das frequências de 24,3 GHz e 27,56 GHz.

Quinze empresas inscreveram-se para disputar a venda de diferentes faixas. Entre elas, as grandes operadoras estão presentes e aquela que já anunciaram ao mercado seu interesse na aquisição.

A surpresa surgiu com a presença do fundo Pátria, através de sua empresa de infraestrutura a Winity 2 Telecom,  que deve ter o mesmo modelo de negócios da Highline, de exploração da infraestrutura. Também disputam o leilão provedores regionais de internet e os consórcios iniciativa 5G.

A lista dos credenciados é, por ordem alfabética

  1. Algar Telecom
  2. Brasil Digital Telecom – ISP do Rio Grande do Sul (BR Fibra Compuline)
  3. Brisanet
  4. Claro
  5. Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos- empresa de equipamento
  6. Consórcio 5G Sul- União Copel (Paraná) e Unifique (Santa Catarina e Rio Grande do Sul)
  7. Fly Link- Provedor de Internet de Uberlândia, Minas Gerais
  8. Mega Net Provedor de Internet (Iniciativa 5G)
  9. Neko Serviço de Comunicação (de propriedade de Yon Moreira)
  10. NK 108 Empreendimentos e Participações (Highline)
  11. Sercomtel
  12. Telefônica -Vivo
  13. TIM SA
  14. VDF Tec Inform. LTDA (Datora)
  15. Winity II Telecom (Fundo Pátria)

Por Miriam Aquino, do telesintese.com.br
Publicado em 01/11, às 11:11


O que pensa o Clube

Nota da Divisão Técnica Especializada de Eletrônica e Tecnologia da Informação sobre o assunto, resultado dos debates de reunião em 28/10.

"Na verdade, concluiríamos que não houve tanta surpresa assim. Nenhuma grande operadora internacional entrante. Apenas mais do mesmo: Claro, Vivo e Tim. Além disso, pequenos provedores de internet que vão se aventurar no celular, e provedores de rede neutra, talvez a única novidade realmente.

Serão operadoras de atacado que venderão recursos para operadores de varejo, no modelo de redes moveis virtuais. Tudo razoavelmente previsível dentro das movimentações internacionais de separação estrutural que estão em andamento em todo o mundo.

Aparentemente a Oi não apareceu, já que ameaçava comprar blocos de 26 GHz. Ao que tudo indica, os envelopes de propostas ainda não foram abertos e ela pode estar por trás de algum grupo. No mais, tudo leva a crer que existirão blocos de frequência sem ofertas, especialmente os da faixa de 26 GHz de ondas milimétricas. Ainda bem, pois não se tem valores precisos de quanto realmente valem, e que poderão vir a ser oferecidos com melhores avaliações em oportunidades futuras".

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo