Tendências do Desenvolvimento Econômico e Inovação no Rio de Janeiro | 03/11, 18h

Em novembro o Encontros com Tecnologia vai tratar do papel da inovação na reconstrução econômica de uma cidade. Na primeira quarta-feira do mês, dia 03/11, pensaremos juntos sobre as Tendências do Desenvolvimento Econômico e Inovação no Rio de Janeiro em um espaço que vem se solidificando pelo network temático, a ampla participação de todos nos debates e pelo terreno fértil para a cocriação de projetos de interesse individual e coletivo relacionados ao exercício profissional.

O potencial da cidade para o empreendedorismo sustentável de alto impacto é grande e está entre os pilares dos planos da prefeitura para devolver à cidade o protagonismo no mundo dos negócios. Para as empresas, essa é uma oportunidade para que seus planos estratégicos para o próximo ano estejam alinhados às oportunidades que surgirão em breve. Para as pessoas, um quadro de inteligências e habilidades desejáveis para que participem diretamente desse momento.

 

- CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO -

Como as empresas de engenharia e as demais podem contribuir para esse momento de reconstrução sustentável? 

O ecossistema de inovação já instalado na cidade é uma vantagem na construção desse plano?

Como os hubs tecnológicos planejados para o Centro da Cidade deverão ser instalados?

Que políticas ajudarão a engajar graduandos, pós-graduandos e pesquisadores na construção de negócios inovadores e sustentáveis na cidade?  

Que tendências devem estar no radar de quem pretende participar ativamente desse novo momento da cidade, gerando renda e alimentando esse novo ciclo?

O Encontros com Tecnologia debate essas e outras questões relacionadas ao tema no próximo dia 03 de novembro e você é nosso convidado.

Venha e traga as suas ideias!

O convidado do mês

Para apresentar os planos e iniciativas para os próximos anos, o Clube de Engenharia recebe Marcel Balassiano, subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio de Janeiro. Nosso convidado é também pesquisador-licenciado do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), mestre em Economia Empresarial e Finanças e mestre em Administração.

Experiências anteriores

Enquanto se prepara para o nosso oitavo encontro, te convidamos a conferir os eventos anteriores. Eles são sempre gravados e disponibilizados na íntegra na nossa playlist no canal do Clube de Engenharia.

Os temas e debates são variados e passam por diferentes eixos da tecnologia e do desenvolvimento sustentável no Brasil. Em abril, Lucimar Dantas, gerente de Articulações   Corporativas do Parque Tecnológico da UFRJ falou sobre o ecossistema de empreendedorismo. José Carlos da Silva Pinto, professor do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, na mesma linha, apresentou os desafios na transformação de projetos científicos em produtos e serviços. O fomento ao empreendedorismo a partir do Poder Público foi tema do evento de setembro. O professor William Saab, da UCM e PUC-Rio falou sobre o BNDES Garagem, iniciativa do banco que desenvolve e acelera Startups de impacto.

A conjuntura nacional para o setor da tecnologia e para o desenvolvimento sustentável também foi tema de algumas edições do evento. Em maio, Luiz Alfredo Salomão, diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental do IUPERJ/UCAM falou sobre a desindustrialização e seus impactos diretos no mundo dos negócios.

As tecnologias disruptivas, que fascinam e preocupam em igual medida, também marcaram presença. Em junho, tratamos das cidades Inteligentes com Telmo Cardoso Lustosa, ex-diretor da secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. No mês seguinte, conversamos com Marcio Patusco, vice-presidente do Clube de Engenharia, sobre o 5G e as perspectivas nacionais para sua efetiva chegada ao Brasil. No último mês, a conversa foi sobre o uso da inteligência artificial no setor de atendimento. Vale a pena conferir!

Publicado em 01/11, às 20:30

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo