Nuclep entrega novas seções do reator do submarino nuclear 

Fábrica produziu  peças da parte inferior do bloco, que está sendo montado no Interior de São Paulo 

A Nuclep deu mais um passo importante rumo à construção do primeiro submarino nuclear brasileiro. A empresa entregou recentemente duas das três seções da parte inferior do Reator Nuclear (Bloco 40) do projeto do equipamento naval. Essas peças fazem parte do bloco, que junto com as partes superiores, compõem o Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), que funcionará como um protótipo em terra do sistema de propulsão. 

A montagem eletromecânica do LABGENE está sendo feita no Centro Experimental Aramar, que fica no Interior de São Paulo. A unidade pertence à Marinha e tem como função o desenvolvimento de pesquisas nucleares.  As peças entregues fazem parte da estrutura de contenção do reator e têm por finalidade a proteção contra a contaminação por material radioativo.  

Os equipamentos estão sendo construídos na fábrica da Nuclep em Itaguaí (RJ) e obedecem às mais rigorosas normas internacionais de segurança. Outras peças do LABGENE já foram entregues pela empresa à Marinha para a conclusão do futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear Brasileiro (SCPN), que será operado pela força naval. 

O projeto de construção do submarino de propulsão nuclear faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha. Ele foi criado em 2008, através de uma parceria Brasil-França, e contempla também mais quatro submarinos com propulsão a diesel e um complexo industrial em Itaguaí de apoio ao funcionamento dos equipamentos navais. 

Foto: Marinha do Brasil

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo