Mundo registra recorde de usuários de celular durante pandemia, aponta UIT

Publicado originalmente pelo Teletime

Dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) mostram que, após um pequeno declínio em 2020, a penetração de acessos da telefonia móvel em todo o mundo aumentou novamente em 2021, atingindo um recorde de 110 assinaturas por 100 habitantes. A quantidade de linhas móveis com banda larga (3G ou superior) seguiu a mesma tendência, atingindo 83 assinaturas por 100 pessoas.

Na banda larga móvel, após uma desaceleração no crescimento das assinaturas em 2020, voltou a acelerar em 2021, atingindo 83 por 100 habitantes em todo o mundo.

Esse aumento foi impulsionado pelos países em desenvolvimento nas regiões da Ásia-Pacífico e das Américas. Por outro lado, na África, as assinaturas de celular diminuíram em 2021, depois de aumentar em 2020. O crescimento mais forte foi registrado na região da Ásia-Pacífico, com 10,5%, seguido pela região da Comunidade de Estados Independentes – antiga União Soviética (7,0%) e depois pela África (6,7%), que foi a região com o maior crescimento nos três anos anteriores.

Banda larga fixa

Os dados da UIT mostram ainda que os acessos de banda larga fixa continuam a crescer de forma constante, atingindo 17 assinaturas por 100 habitantes em média global em 2021.

Nos países menos desenvolvidosapesar do crescimento ter alcançado dois dígitos, a banda larga fixa continua sendo privilégio de poucos, com apenas 1,4 assinaturas por 100 habitantes. Isso envolve, por exemplo, países localizados no continente africano. Em nível global, o número de assinaturas de banda larga fixa é superior ao da telefonia fixa desde 2017.

Telefonia fixa em queda

A telefonia fixa continua seu declínio constante, com 11 acessos por 100 habitantes em todo o mundo, abaixo do pico de 19 por 100 em 2006. O declínio é visto em todas as regiões, exceto nos Estados Árabes, onde as assinaturas de telefones fixos voltaram a crescer desde 2015.

Curadoria: Divisão Técnica de Eletrônica e Tecnologia da Informação DETI
Foto: Pixabay

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo