TIM e Huawei assinam acordo para 5G e cidade inteligente em Curitiba

Publicado no Teletime

TIM e a Huawei anunciaram nesta quarta-feira, 2, a assinatura de um acordo de colaboração para implementação de redes 5G e soluções de cidades inteligentes na cidade de Curitiba.

O memorando de entendimento (MoU) que tornou a capital paranaense a primeira escolhida no projeto "Cidade 5G" foi celebrado durante o Mobile World Congress (MWC 2022), em Barcelona (Espanha). A parceria entre a operadora e a fornecedora em Curitiba é válida por dois anos, podendo ser prorrogada; os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

Segundo comunicado da TIM, a colaboração deve envolver uma "ampla cobertura 5G para a cidade", inclusive a partir da tecnologia massive MIMO (mMIMO). Também está previsto o desenvolvimento e a implementação de equipamentos e soluções sustentáveis, com baixo consumo de energia e custo.

O acordo aprofunda a relação entre TIM e Huawei, que já eram parceiras na implementação das gerações anteriores de redes de telefonia móvel. Vale lembrar que Curitiba (assim como as demais capitais federais) deve ter o 5G ativado pelas operadoras vencedoras da faixa de 3,5 GHz até julho, conforme obrigações editalícias do leilão da tecnologia.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo