Clube estrutura parceria com instituições de Ouro Preto

Escola de Minas (UFPO) e Fundação Gorceix vão atuar em conjunto com a entidade para o aprimoramento técnico e acadêmico da engenharia nacional

O Clube de Engenharia recebeu nesta terça-feira (10/05) a visita de representantes ilustres da vida acadêmica de Ouro Preto (MG). O diretor da Escola de Minas da UFOP, José Alberto Naves Cocota Júnior, Reinaldo Pinheiro e Cristovam Paes Oliveira, superintendente e presidente da Fundação Gorceix, respectivamente, estiveram na sede. Foram recebidos e debateram temas de interesse comum com o presidente do Clube, Márcio Girão; a diretora da Escola Politécnica da UFRJ e conselheira Claudia Morgado; o presidente da Academia Nacional de Engenharia, Francis Bogossian; a vice-presidente Maria Alice Ibañez e os diretores Victor Hugo Rodrigues e Ricardo Latgé.

No encontro, foi discutida uma agenda entre as instituições presentes. Além da troca de experiências e de conhecimento, a parceria na cooperação, entre outras ações, para o aprimoramento do ensino e o estímulo ao estudo da engenharia. Girão enfatizou a necessidade premente em resgatar o valor da engenharia e do engenheiro como elemento fundamental ao desenvolvimento e concluiu: "Estamos iniciando uma interação importante para fortalecer a engenharia nacional”.

Durante o encontro, Francis Bogossian, que é ex-presidente do Clube, fez uma apresentação sobre a Academia Nacional de Engenharia. A reunião também foi oportunidade para a Diretoria de Atividades Institucionais apresentar discussões realizadas no âmbito da entidade, como o Projeto de Lei 1.024 que afeta negativamente vários aspectos da engenharia no país, a prevenção contra desastres naturais, item comum a ambos os Estados representados e outros temas.

Foi importante também a oportunidade para o debate sobre a formação do engenheiro e a necessidade de atualização curricular com foco na qualidade, bem como outros aspectos acima mencionados.

Durante o encontro foi destacada a importância do projeto “Humanidades na Engenharia”, que procura aliar o conhecimento técnico com outros saberes humanos.

Os representantes da Fundação Gorceix falaram sobre a importância da autonomia da entidade para estabelecer convênios com empresas e outras instituições de ensino para o desenvolvimento de centenas de projetos de pesquisa. Eles ressaltaram seu papel como instituição de apoio à Escola de Minas, no aprimoramento do ensino. A ponte com a iniciativa privada também permite que a entidade realize projetos sociais junto à comunidade de Ouro Preto.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo