Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Um Projeto para Reconstrução do Brasil

13/07/2022 às 15:00 - 18:00

Clube de Engenharia dá início a série de eventos e estudos “Um Projeto para Reconstrução do Brasil”

O Clube de Engenharia vai dar início no dia 13 de julho à serie de eventos “Um Projeto Para Reconstrução do Brasil”, em que serão discutidas propostas para a retomada do desenvolvimento do país e em defesa da soberania nacional. 

No primeiro encontro, que será realizado de forma presencial na sede do Centro, a partir das 15h, haverá uma homenagem ao físico Luiz Pinguelli Rosa, morto em março deste ano.

Pinguelli, que foi diretor da Coppe/UFRJ e presidente da Eletrobras, atuou de forma incansável pela defesa da soberania do país e pela construção de um Brasil mais próspero, inclusivo e que ponha em prática todo seu potencial no campo científico. Aos 80 anos, esse cientista nos deixou, mas sua luta precisa ser sempre reverenciada e seu legado preservado pelos brasileiros. Por isso, o Clube vai inaugurar nesse dia uma exposição de fotos que retratam episódios de sua vida e realizar o lançamento de sua autobiografia “Memórias de Vargas a Lula: a resistência à ditadura e ao neoliberalismo” (editora Contraponto).

O Clube, com mais de 140 anos de existência, procura manter vivo o legado de Pinguelli e entende que nenhum país conseguiu se desenvolver plenamente sem implantar políticas de Estado para educação e para ciência & tecnologia. A educação é porta de acesso a empregos de melhor qualidade e com maior remuneração, ela amplia oportunidades e possibilita um desenvolvimento econômico mais equânime. O domínio em larga escala de C&T é condição necessária para tornar as empresas competitivas globalmente, aumentar a riqueza e fortalecer a soberania das nações.

O próximo governo terá o enorme desafio de retomar o crescimento econômico, criar empregos, superar a pobreza e reduzir a desigualdade. Certamente contará com o empenho da nossa comunidade científica que fez o Brasil haver se tornado o 13º maior produtor mundial de ciência. Será fundamental restabelecer uma política e um plano de ciência, tecnologia e inovação, recuperar as agências federais e prover orçamentos adequados e esforço conjunto do Estado e das empresas.

Para discutir e embasar um documento sobre assunto tão vital para o nosso país como nação desenvolvida, justa e soberana estarão conosco os palestrantes Carlos Frederico Leão da Rocha (vice-reitor da UFRJ*), Ildeu de Castro Moreira (presidente de Honra da SBPC*) e Arthur Obino Neto (conselheiro do Clube de Engenharia e pesquisador sênior da Coppe*).
*Mais detalhes dos palestrantes, no final do texto.

Ao debate sobre “Educação e Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I)” se seguirão os seguintes temas:

  • A Reconstrução do Desenvolvimento e do Estado Democrático de Direito
  • Desenvolvimento Econômico-Industrial
  • Soberania e Inserção Internacional

 

Todos com transmissão ao vivo pelo canal do Clube no YouTube.

Com base nos debates, será elaborado um documento que será encaminhado aos candidatos à Presidência da República no pleito deste ano.

Perfil dos Palestrantes

Artur Obino Neto

Engenheiro civil-estrutura em 1971 na EE-UFRJ e Msc em 1975 pela COPPE-URFJ. Foi professor da EE-UJF e EE-UFRJ em 1975 e 76. Trabalhou na Promon Engenharia, de 1976 a 1985, como assessor de computação em projetos nas áreas nuclear e gerenciamento de empreendimentos. Foi diretor de projetos da empresa de Informática COMSEMSO Ltda, é Pesquisador do Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (Sage) e Conselheiro do Clube de Engenharia.

Carlos Frederico Leão Rocha

É professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Fez doutorado sanduíche no Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex, pós-doutoramento no Institute for High Technology (INTECH) da Universidade das Nações Unidas, em Maastricht e estágio sênior na Universidade de Siena. Tem experiência em pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e da Inovação e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria brasileira, política industrial e de inovação, produtividade, fusões e aquisições, mudança estrutural e empresas multinacionais. Foi diretor de graduação do Instituto de Economia, no período de 2001 a 2005, diretor geral do Instituto de Economia, no período de 2011 a 2015. Atualmente, cumpre mandato como vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ildeu de Castro Moreira

É professor do Instituto de Física da UFRJ e de programas de PG em História e Ensino de Física e Comunicação Pública da Ciência. É vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia  – Comunicação Pública da C&T. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do MCTI e coordenador da Semana Nacional de CT (2004 a 2012). Foi editor científico da Ciência Hoje e membro de conselhos da SBF, SBPC e SBHC, do Conselho Superior da CAPES e de CA do CNPq. Recebeu, em 2013, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq.  Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2021). É Presidente de Honra da SBPC.

Organizador

Clube de Engenharia
Ver site do Organizador

Local

Clube de Engenharia
Avenida Rio Branco, 124
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20040001 Brasil
+ Google Map
Telefone
2121789200

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo