EAF abre canais para receber ocorrências de interferências na TV parabólica em Brasília

Por  Marcos Urupá

Texto publicado originalmente pelo Teletime

 

A EAF (Siga Antenado), entidade administradora da faixa de 3,5 GHz, disponibilizou canais de comunicação para a população informar ocorrências de interferências no sinal de televisão parabólica em Brasília, já que a cidade já conta com a tecnologia 5G em funcionamento.

Segundo a entidade, com a ativação do 5G em Brasília, as famílias que utilizam a parabólica tradicional para assistir televisão podem identificar algum tipo de interferência nas imagens do aparelho, como chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão. A interferência pode acontecer porque a tecnologia 5G opera na mesma frequência da banda C, ocupada pelo sinal de TV aberta da parabólica tradicional.

Assim, a Siga Antenado abriu o canal de contato pelo número 0800 729 2404 para aqueles que perceberem algum indício de interferência no sinal aberto de TV da parabólica tradicional que tenha surgido após a ativação do sinal do 5G. Além do suporte na verificação da possível interferência, a EAF faz a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital na banda Ku para a população de menor renda inscrita em programas sociais do Governo Federal como o CadÚnico e que tenha uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site da Siga Antenado.

A instituição não governamental é responsável pelo trabalho de limpeza da faixa com a mitigação em estações profissionais (FSS) na banda C estendida e pelo apoio à população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (TVRO) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo