Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA - Mesa 1

05/09/2022 às 18:00 - 20:00

A Independência na narrativa do poder

O Senado Federal, o IBEP (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos) e o Clube de Engenharia estão organizando três mesas temáticas para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil. Na segunda-feira (05/09), ocorrerá a primeira mesa com  o tema “A Independência na narrativa do poder”. O evento, que será o primeiro de um ciclo, será realizado em formato híbrido, com a presença do público no auditório e assistindo através do YouTube. A proposta é exaltar as conquistas realizadas pelo país nesses dois séculos, mas também exercer o papel crítico de reflexão sobre a realidade dos acontecimentos históricos e de como eles podem trazer lições para a construção de um futuro melhor para a Nação.

Nesse primeiro painel, serão discutidos aspectos como a conjuntura política da Independência, o rompimento com Portugal e autonomia negociada e as figuras da Independência (D. Pedro I e José Bonifácio). Os expositores serão o Senador Randolfe Rodrigues e o escritor Manuel Domingos. Os debatedores convidados são o escritor Ailton Krenak e a historiadora Isabel Lustosa. 

O evento que está sendo organizado em parceria entre o Clube de Engenharia e o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP) contará também com a participação de seus respectivos presidentes: Márcio Girão e Francis Bogossian. A iniciativa é também uma realização da Comissão Curadora do Bicentenário do Senado Federal. 

Abertura: 

Senador Randolfe Rodrigues — curador da Comissão Curadora do Bicentenário; Francis Bogossian, presidente do IBEP; Márcio Girão, presidente do Clube de Engenharia

Expositores: 

Jean Paul Prates, senador (PT-RN); Manuel Domingos (escritor)

Debatedores: 

Ailton Krenak – líder indígena e escritor; Isabel Lustosa – historiadora e autora de diversos livros, entre eles “D. Pedro I”.

Mediação: 

Lincoln Penna, vice-presidente do IBEP

 

Endereço: Av. Rio Branco, 124, 20º andar – Centro – Rio de Janeiro

Transmissão: http://www.youtube.com/user/clubedeengenharia

Detalhes

Data:
05/09/2022
Hora:
18:00 - 20:00
Categorias de Evento:
,

Local

Clube de Engenharia
Avenida Rio Branco, 124
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20040001 Brasil
Telefone
2121789200

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo