Crea-RJ elege novos representantes para o Conselho Federal

Chapa da conselheira do Clube Carmen Lúcia Petraglia se sai vencedora e vai representar o estado no Confea

A conselheira do Clube de Engenharia Carmen Lúcia Petraglia foi eleita Conselheira Federal do Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Sua chapa, formada com o suplente Paulo César Granja, foi escolhida para representar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ) no órgão. Ela vai ocupar o cargo na modalidade Engenharia Civil, em mandato de três anos.

O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros. O sistema Confea/Crea é composto de autarquias públicas responsáveis pela verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Carmen Lúcia, que começa a exercer o cargo no início de janeiro, conta que deve pautar sua atuação pela defesa de um posicionamento político mais firme por parte da instituição em prol das empresas nacionais. Ela também pretende atuar no sentido de que a autarquia atraia mais os jovens para o sistema e tome medidas que vão ao encontro dos direitos das mulheres, que merecem condições de igualdade.

Ela também defende uma fiscalização mais eficiente por parte das entidades que compõem o sistema. Para isso, é preciso não só que haja um acompanhamento efetivo com relação à responsabilidade técnica sobre os empreendimentos, como a extensão dessa vigilância sobre órgãos públicos e estatais. Ela é favorável à aprovação de Projeto de Lei em tramitação no Congresso que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo e acredita que o Confea deve apoiar a medida.

O Confea deve se pronunciar mais sobre as questões nacionais, em defesa das empresas nacionais, do nosso capital científico e humano. Quando uma empresa nacional é fechada, o know-how, os equipamentos, a tecnologia e os empregos se perdem”, afirma Carmen Lúcia.

O Confea/Crea é um dos maiores Conselhos do Brasil. Somente no Rio de Janeiro, abrange mais de 100 mil profissionais. A instituição tem fundamental importância para o setor produtivo do estado.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo