Informe do Clube de Engenharia - 21 de março de 2014

Debate sobre Democracia Racial repercute na mídia e na sociedade 

 

Agências de notícia do país e a mídia alternativa deram repercussão nacional ao eventoDemocracia Racial – Atingimos os objetivos? realizado no dia 14 de março no Clube de Engenharia. A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a  Agência Brasil e a Rede Brasil Atual destacaram o debate sobre o preconceito e os desafios daqueles que lutam pela igualdade racial no centenário de Abdias Nascimento. Em matéria, a Agência Brasil falou sobre os temas abordados no evento, como o cinquentenário do discurso histórico de Martin Luther King e a luta de Nelson Mandela contra o apartheid. Elisa Larkin, viúva de Abdias e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros, foi destaque na cobertura. Ao falar do marido, um dos maiores nomes da luta pelos direitos humanos no Brasil, Elisa lembrou que “ele foi a primeira voz no século 20 que uniu a reivindicação e a defesa dos direitos humanos e civis da população afrodescendente ao direito de valorizar sua cultura e sua identidade própria”.

 

Além de Elisa, estiveram no Clube José Carlos Brasileiro, presidente e fundador do Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela; Luiz Bevilacqua, professor da Coppe/UFRJ e John Callan, vice-cônsul dos Estados Unidos de assuntos Políticos. O Clube foi representado no encontro por Francis Bogossian e Ana Lucia Moraes e Souza Miranda, presidente e diretora do Clube de Engenharia. O evento também foi marcado pela homenagem a nomes que se destacam na luta pela igualdade racial. Foram agraciados a deputada federal Benedita da Silva, os compositores Nelson Sargento e Monarco, o ator Antonio Pitanga e William Reis, do Grupo Cultural AfroReggae. Entre os homenageados, uma reivindicação comum: a necessidade de uma ampla difusão da cultura negra nos currículos escolares, ação já prevista em lei, mas que ainda não foi satisfatoriamente implantada.

 

Para além da mídia, o evento também repercutiu na sociedade civil. A presidência do Clube recebeu carta de Oséias Teles Silva, estudante do curso de Engenharia Naval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que agradeceu e parabenizou o Clube pela realização do evento: “Parabéns pela coragem de expor o tema, não para fazer média, mas para fazer justiça. A diretoria da instituição ganhou um grande admirador”, relatou. Oséias também falou da sua realidade e destacou a desigualdade racial nos bancos das universidades. “Na universidade onde estudo, no centro de Engenharias da Mobilidade, com nove cursos, somos 1600 alunos. Sendo bem generoso, não somos mais de 20 estudantes negros”, denunciou.         

 

Saiba mais no Portal do Clube de Engenharia, clicando aqui.

 

 

 Guilherme Estrella receberá 
Medalha do Mérito Geográfico 

 

A Sociedade Brasileira de Geografia (SBG), entidade fundada em 1883, entregará na próxima terça-feira (25/03), na cerimônia de comemoração do aniversário de 131 anos da entidade, a Medalha do Mérito Geográfico, seu prêmio principal, ao geólogo e Conselheiro do Clube de Engenharia, Guilherme Estrella. Ex-diretor da Petrobras, Estrella recebeu a Medalha Paulo de Frontin e foi agraciado com o título de Eminente Engenheiro de 2012. O evento contará com uma palestra do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), economista Carlos Lessa, Diretor Cultural da SBG.

 

Além de Estrella, também receberão a Medalha o geógrafo Ricardo Siqueira e, em memória, Elmo da Silva Amador e José Raimundo de Andrade Ramos, que serão representados pelas famílias. O evento também homenageará o advogado Pedro de Oliveira, os engenheiros e ex-conselheiros do Clube Boruch Milma e Izaltino Camozzato e o tenente-coronel Waldo Sette de Albuquerque, que faleceram no ano de 2013.

 

Um coquetel encerrará o evento, que está marcado para 15h,  no Espaço Cultural da SBG, Rua Uruguaiana 39, 6° andar, Centro do Rio.

 

>> Contato

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou [email protected]

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo