Petrobras e Pré-Sal: a visão de Guilherme Estrella

A edição do Jornal dos Economistas (n° 309, de abril de 2015), órgão oficial do Conselho Regional de Economia/RJ e do Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro publica entrevista do geólogo Guilherme Estrella, que em 40 anos de Petrobras exerceu cargos no Brasil e no exterior. À frente da diretoria de Exploração e Produção, de 2003 a 2012, Estrella liderou o processo de descoberta de imensas reservas brasileiras de petróleo e gás em águas profundas. 

Do alto de sua larga experiência e dos inquestionáveis serviços prestados ao país, Guilherme Estrella dá a sua visão da atual conjuntura envolvendo a estatal a partir do seguinte questionamento:  “Qual crise pode abalar uma empresa petrolífera que detém mais de 30 bilhões de barris de reservas de petróleo e gás natural, possui conhecimento, tecnologia e excelência operacional para produzi-los em grandes e crescentes volumes (hoje mais de 2,8 milhões de bbl equivalentes) com excepcional lucratividade – mesmo aos atuais preços internacionais?”

E prossegue: “Acrescente-se a isto 11 refinarias (mais uma em construção), três terminais de GNL, duas fábricas de fertilizantes e certamente o mais importante ativo estratégico a garantir a sua sustentabilidade a longo prazo, que é sua posição hegemônica num mercado praticamente cativo de um dos mais importantes países do mundo em todos os sentidos, e com gigantescas oportunidades de permanente e contínuo crescimento econômico e social, como já vem acontecendo? Crise seria se o corpo de empregados da Petrobras não estivesse a demonstrar através de excepcionais resultados empresariais a competência, a dedicação e o compromisso com o Brasil e com a empresa em níveis como sempre de excelência profissional. Se isto estivesse a ocorrer, aí sim, investidores, acionistas e, mais importante, os cidadãos brasileiros teriam razões para perder a confiança na Petrobras”.




ANE debate eficiência energética na PUC-Rio


Na próxima quinta-feira, dia 16 de abril, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) dará início ao Ciclo de Palestras de 2015 com o tema Eficiência Energética. A palestra será ministrada pelo professor Dias Leite, nome de referência na luta pelo desenvolvimento sustentável do país, em particular no setor elétrico. Formado engenheiros pela Escola Nacional de Engenharia (atual UFRJ), foi professor titular da Escola de Engenharia e da faculdade de Economia e Administração. Na administração pública, foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Ministro de Minas e Energia entre 1969 e 1973, quando promoveu significativa reestruturação dos setores Elétrico e Mineral.

Aos 94 anos, Dias Leite se dedica a passar para as novas gerações os conhecimentos que acumulou ao longo de 70 anos de engenharia nos setores público e privado. Seu livro “A Energia do Brasil” é considerado uma referência na evolução do setor da energia no país. A palestra terá início às 15 horas, no auditório AMEX da Escola de Negócios (antigo Instituto de Administração e Gerência). 
 

 

>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou comunicacao@clubedeengenharia.org.br

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo