Projeto de lei institui o Dia do Reconhecimento do Genocídio Armênio no calendário do Estado


Jornal O Globo, 09 de maio de 2015

RIO — Em 1914, Jacob Bogossian, então com 15 anos, deixou a Armênia junto com oito irmãos. Eles fugiram para a França, onde embarcaram num navio para o Brasil. Um ano depois, seus pais teriam sido queimados vivos após a invasão da Armênia pelas forças do Império Otomano (atual território da Turquia). Hoje, o filho de Jacob, o engenheiro Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia, quer prestar uma homenagem aos seus antepassados. A pedido dele, a Alerj porá em votação um projeto de lei que institui, no calendário oficial do estado, um dia para lembrar o massacre de 1,5 milhão de armênios.

Se aprovada a proposta de autoria do presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), 24 de abril passará a ser o  Dia de Reconhecimento e Lembrança do Genocídio Armênio. O termo “genocídio” para o episódio é reconhecido em 24 países, além dos estados do Paraná, do Ceará e de São Paulo. No entanto, o governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

No mês passado, o Papa Francisco se referiu ao fato como um genocídio.

— Espero que a aprovação desse projeto sirva de exemplo para que o governo brasileiro reconheça logo o genocídio — afirma o engenheiro, com a voz embargada.

Embaixador da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan lembra que iniciativa semelhante ao texto da Alerj tramita desde 1999 no Congresso Nacional, mas nunca foi à votação:

— Essa iniciativa da Alerj é bem-vinda. O governo brasileiro mantém até hoje uma posição dúbia quanto ao genocídio. É preciso motivar o debate público sobre o reconhecimento.

>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou [email protected]

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo