Ministro do Trabalho e Emprego é homenageado e homenageia entidades da engenharia

 

O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, foi agraciado com a Comenda de Honra da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (ABEST), na manhã da quinta-feira, 14/05, no Clube de Engenharia. O presidente da ABEST, Evaldo Valadão, destacou que a escolha do ministro como homenageado se deu por tratar-se de “alguém que não é suscetível a pressões, uma vez que tem uma história de lutas na defesa de suas posições, característica clara na busca do pleno emprego, na abertura do Ministério do Trabalho a todos e,ainda, em defesa da melhoria do trabalho de vida dos trabalhadores. O ministro tem sido uma voz dedicada verdadeiramente à resolução dos nossos problemas”, destacou Valadão, apontando a importância da prevenção e do debate do tema. “Em 2014 tivemos um acidente a cada 40 segundos no Brasil. A cada três horas, um trabalhador morreu no exercício do trabalho”. 

O presidente do Clube de Engenharia Francis Bogossian foi o escolhido para entregar a medalha ao ministro, que também recebeu o pin de lapela das mãos do diretor Jaques Sherique e o diploma das mãos de Duaia Vargas, presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas. Em seu agradecimento, o ministro fez saudação especial ao Clube de Engenharia. “Essa comenda é das mais importantes da minha vida. Isso porque desde muito jovem eu tenho ouvido e lido sobre o grande trabalho executado pelo Clube de Engenharia. Esta entidade, ao longo dos seus 135 anos, foi sempre vanguarda nas grandes lutas e nos grandes gestos e atos em favor do Brasil, do patriotismo e da nacionalidade. O Clube sempre se fez presente nas grandes lutas do povo brasileiro na busca de avanços. Estar aqui recarrega as minhas baterias para enfrentar as dificuldades e obstáculos”, declarou Manoel Dias. 

Entre os temas levantados pelo ministro estavam a necessidade de uma profunda reforma política, o avanço no campo da distribuição de renda, a urgência em proteger e oferecer caminhos para as juventudes, principalmente a juventude negra e pobre, por meio da educação e do trabalho. O ministro também falou sobre os desafios do futuro e do papel das entidades da sociedade civil no seu enfrentamento. “A qualificação profissional e a melhoria das condições de trabalho são frentes onde devemos avançar e passam pela segurança e pela saúde relacionada ao trabalho no Brasil. A parceria com as entidades é indispensável, pois não há órgão ou instância do Poder Público que consiga resolver problemas sozinhos. É preciso somar esforços”, apontou o ministro.    

Manoel Dias é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao lado de Leonel Brizola, de quem foi secretário por 30 anos. A vida política começou no movimento estudantil, onde presidiu a União Catarinense de Estudantes (UCE). Foi eleito vereador em 1962 pelo antigo PTB. Preso político, teve o mandato cassado pelo Golpe Militar de 1964. Em 1967 foi eleito deputado estadual, sendo novamente cassado após o Ato Institucional Número 5, perdendo seus direitos políticos por 10 anos. Com mais de 50 anos dedicados ao Trabalhismo, Manoel tomou posse, em 26 de março de 2013, como ministro do Trabalho e Emprego. Além do ministro, Francis Bogossian e Evaldo Valadão, integraram a mesa da Assembleia Magna da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (ABEST), Giuliano Marchiani, gerente de Saúde e Segurança das Olimpíadas 2016; Jaques Sherique, presidente em exercício da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (SOBES) e Antônio Henrique de Albuquerque Filho, Superintendente Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo