Informe 09/12/15 Segurança de barragens de rejeitos / Corrida dos engenheiros / Eminente Engenheiro

Segurança em barragens de rejeitos é tema de debate entre especialistas no Clube amanhã

Amanhã, quinta-feira, dia 10 de dezembro, no 25º andar, o Clube de Engenharia promove o debate sobre segurança em barragens de rejeitos com a participação das principais entidades do setor. Com o objetivo de divulgar e debater a engenharia de barragens com a mídia e a sociedade, após a abertura do oficial do encontro com o presidente do Clube, Pedro Celestino, terá início a sessão técnica sob a coordenação do engenheiro Alberto Sayão, secretário geral da ANE e  ex-presidente da ABMS. Serão abordados os seguintes temas: A engenharia de barragens de rejeitos, em apresentação do professor Flávio Miguez (CBDB e ANE); A lei de segurança de barragens, com o engenheiro Carlos Henrique Medeiros (ABMS e CBDB); Responsabilidades e legislação, com o advogado Sérgio Jacques de Moraes; e Aspectos ambientais, com Marilene Ramos (IBAMA). A moderação será da jornalista Sônia Bridi (TV Globo), com término previsto para 18h30.

Às 18h30, o engenheiro Joaquim Pimenta D’Ávila, do CBDB e ABMS, fará palestra de encerramento “Acidentes em Barragens de Rejeitos Brasileiras". Em seguida, com a moderação do professor Jorge Rios, chefe da Divisão Técnica de Recursos Naturais Renováveis (DRNR) do Clube de Engenharia, o microfone será aberto para perguntas da plateia. O evento terminará por volta das 20h, após a avaliação de Sonia Bridi e encerramento do conselheiro e ex-presidente do Clube, Francis Bogossian. Estarão presentes representantes da Academia Nacional de Engenharia (ANE), a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-Rio), a Associação Brasileira de Profissionais na França (ABPEF) e a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE).

O evento é uma promoção da Diretoria de Atividades Técnica (DAT) e das divisões técnicas de Recursos Naturais Renováveis(DRNR) e de Geotecnia (DTG).

Eminente Engenheiro do ano de 2015

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o último almoço de confraternização do Clube de Engenharia, de 2015, será marcado pela tradicional homenagem ao profissional que, ao longo do ano  e de sua vida pública, se destacou na atuação pelo desenvolvimento do país. Esse ano, a Medalha Paulo de Frontin, maior comenda do Clube de Engenharia, entregue anualmente àquele que recebe, também, o título de Eminente Engenheiro do Ano, homenageará Antônio Dias Leite Júnior. Engenheiro, economista e político, aos 96 anos, o Eminente Engenheiro de 2015 foi ex-ministro de Minas e Energia (1969 e 1974) e ex-presidente da Vale do Rio Doce, além de secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. 

Na reunião do Conselho Diretor do dia 7 de dezembro o presidente Pedro Celestino relembrou momentos importantes da vida pública de Dias Leite, entre eles sua responsabilidade na formulação do modelo de expansão da Vale do Rio Doce em parceria com o Japão e sua relevante atuação no setor mineral. Dias Leite criou a CPRM e contratou a elaboração do único estudo de matriz energética que o país tem até hoje. É ele, ainda, o responsável pelo mapeamento geológico brasileiro, em especial da Amazônia, que veio a dar origem a Carajás. 

Para comparecer ao almoço de confraternização, entre em contato com o setor de Eventos do Clube pelo número  2178-9250.

27ª Caminhada e corrida dos Engenheiros

No próximo dia 13 de dezembro, às 7h30, a Quinta da Boa Vista receberá um dos mais tradicionais eventos sociais e esportivos da agenda dos engenheiros cariocas. Por mais um ano, a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), com o apoio da Mútua e do Conselho de Arquitetura Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), organizará a Caminhada e Corrida dos Engenheiros, já em sua 27ª edição, buscando estimular a vida saudável pela prática de exercícios físicos. As inscrições do evento custam R$ 35 para sócios da Seaerj e R$ 50 para não sócios. Para mais informações, entre em contato com o Diretor Cultural Cesar Drucker no telefone 2178-9222.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo