Informe 22/03/16 Futuros engenheiros contra o superfaturamento de obras

Futuros engenheiros contra o superfaturamento de obras

De forma didática e informal, estudantes de engenharia civil da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) decidiram colaborar com os debates que estão ocorrendo em todo o país. Em vídeo produzido em parceria com o Clube de Engenharia, os alunos se revezam para falar sobre o superfaturamento de obras e como ele vem sendo utilizado há décadas como ferramenta para apropriação ilícita de recursos na contratação e realização de projetos de engenharia, passando por temas importantes, como a necessidade dos projetos executivos e a ligação direta entre a realização de obras apenas com o projeto básico e as oportunidades de superfaturamento. 

Além de cobrarem responsabilidade de governos e empresas, os alunos exigem uma lei que obrigue que obras tenham início apenas após a existência do Projeto Executivo. “Hoje, a obra está a serviço do voto, não do cidadão. Vamos brigar para que isso mude. Projeto executivo já! Parece uma coisa sem charme, mas acredite, faz a diferença”, defendem os alunos, que também exigem respostas do Poder Público e das empresas. “Se isso acontece há muito tempo, por que as empresas nunca denunciaram? Por que foi preciso a Lava Jato para isso vir à tona? Sou estudante de engenharia e quero trabalhar em uma área respeitada (...) Projeto executivo é planejamento. É transparência. É respeito”, defendem.

Clique aqui para ver o vídeo dos estudantes da Facipe produzido com o apoio do Clube de Engenharia.  

O xadrez e a engenharia

O Clube de Engenharia sempre teve vários associados apaixonados por xadrez que frequentaram e disputaram campeonatos na famosa sala no 19º andar. Essa tradição está de volta ao cotidiano da Casa da Engenharia. Por isso convidamos os sócios e seus familiares que gostam do "jogo dos reis" a entrarem em contato com a Diretoria Cultural para que o Clube recrie essa atividade, não só de lazer como também de formidável exercício intelectual. Os interessados podem ligar ou enviar e-mails para o diretor de Atividades Culturais, Cesar Drucker, pelo número 2178-9235 ou  pelo e-mail[email protected].

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo