Posição do Clube de Engenharia em relação à crise política

Em 14 de dezembro passado o Conselho Diretor do Clube de Engenharia aprovou o manifesto Brasil,Urgente: Pela Democracia. Com a evolução e o agravamento da crise, a diretoria da entidade, reafirmando a posição naquela data assumida pelo seu Conselho Diretor, assim se manifesta:  

POSIÇÃO DO CLUBE DE ENGENHARIA EM RELAÇÃO À CRISE POLÍTICA 

EM FACE DA CRISE POLÍTICA QUE NESTE MOMENTO AFETA A VIDA BRASILEIRA, O CLUBE DE ENGENHARIA MANIFESTA SUA PREOCUPAÇÃO QUANTO ÀS AMEAÇAS À DEMOCRACIA, FRUTO DE UMA RADICALIZAÇÃO DE POSIÇÕES QUE DESPREZA O RESPEITO POR DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES.  

É CERTO QUE O RECURSO AO IMPEACHMENT ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO, TANTO QUE JÁ FOI APLICADO, SEM ARRANHAR A DEMOCRACIA, EM RELAÇÃO AO PRESIDENTE COLLOR. HÁ, ENTRETANTO, DE SER EMBASADO EM SÓLIDA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA – EM DISCUSSÃO AMPLA O QUE ESTÁ A PRODUZIR INDESEJÁVEL POLARIZAÇÃO NA SOCIEDADE, E ATÉ ENTRE JURISTAS. 

É PRECISO EVITAR QUE PROPOSTAS DERROTADAS NAS URNAS SEJAM APLICADAS. O QUE ESTÁ EM JOGO NÃO É UMA SIMPLES MUDANÇA DE GOVERNO, MAS O RUMO DO PAÍS NAS PRÓXIMAS DÉCADAS. 

NO PRESIDENCIALISMO, MAU DESEMPENHO DO GOVERNANTE NÃO ENSEJA A SUA SUBSTITUIÇÃO. HÁ, ASSIM, DE SE RESPEITAR O MANDATO CONFERIDO PELO VOTO POPULAR, POR MAIORES QUE SEJAM AS CRÍTICAS QUE TENHAMOS – E AS TEMOS – AO DESEMPENHO DA PRESIDENTE. SE O IMPEACHMENT FOR INVOCADO A CADA VEZ QUE A OPOSIÇÃO DIVERGIR E, FELIZMENTE, A ELA CABE SEMPRE DIVERGIR, HAVERÁ PERMANENTE INSTABILIDADE JURÍDICA E POLÍTICA NO PAÍS.

O CLUBE DE ENGENHARIA, FIEL ÀS SUAS TRADIÇÕES, DEFENDE A ESTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E CONCLAMA A SOCIEDADE A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVÁ-LAS, SOB PENA DE COLOCARMOS A PERDER AS CONQUISTAS DAS ÚLTIMAS DÉCADAS.  

Rio de Janeiro, 30 de março de 2016

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo