Informe 11/04/2016 Legislação atual não ajuda a evitar mais explosões de gás no estado

Legislação atual não ajuda a evitar mais explosões de gás no estado

A explosão no Conjunto Habitacional Fazenda Botafogo, em Coelho Neto, na última terça-feira (05), pode ter sido provocada por vazamento de gás canalizado fornecido pela Companhia Distribuidora de Gás (CEG), que já foi notificada pelo PROCON carioca. O bloco atingido tem 40 apartamentos, e 19 são abastecidos pela CEG. Cinco pessoas morreram e outras nove ficaram feridas.

Para Antonio Gerson Ferreira, secretário da Divisão Técnica de Energia (DEN), a  Lei 6.890 aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), e em vigor desde março de 2015, não evita que mais explosões do tipo aconteçam, podendo até criar condições para agravar situações de risco.  A lei obriga a realização de inspeções de segurança nas instalações internas de gás de imóveis residenciais e comerciais, mas na sua opinião o principal motivo que pode inviabilizar o seu cumprimento é o custo para o consumidor do gás, o que só vai ser possível constatar daqui a algum tempo, pois todos terão prazo de cinco anos, até março de 2020, para a contratação do serviço e, até lá,  muitas explosões poderão ocorrer.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra no Portal do Clube de Engenharia.

Por uma nova política de transportes para o Rio de Janeiro

Uma proposta alternativa de transporte para a Zona Sul do Rio de Janeiro tendo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como o principal modal. Esse é o foco do livro “O Rio de Janeiro do Terceiro Milênio”, de Ivan de La Rocque, que será lançado no Clube de Engenharia no próximo dia 19 de abril, terça-feira. Trazendo um conjunto de soluções de planejamento urbano e de transportes para o Rio, o livro apresenta um plano que promove nova política de transportes para a cidade, mais humana e despoluída, e incentiva o debate. “Espero que meus caros colegas engenheiros promovam reuniões no Clube de Engenharia para os necessários exames a serem feitos do plano aqui apresentado”, destaca o autor.

Ivan de La Rocque é engenheiro formado pela PUC-RJ e pós-graduado pela Oxford School of Technology no Reino Unido. Trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-GB), foi secretário de Planejamento de Uberaba, diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento de Niterói e vice-presidente da CET-Rio e da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos.

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