Informe 26/04 A tragédia da ciclovia e a engenharia nacional / Leo Heller no Clube de Engenharia

A tragédia da ciclovia e a engenharia nacional

O engenheiro Frederico Bussinger, Consultor Técnico, ex-Secretário Municipal dos Transportes de SP e ex-presidente do Confea avalia que cada acidente com características semelhantes à queda de um trecho da recém-inaugurada “Ciclovia Tim Maia” no Rio de Janeiro é um golpe  na engenharia nacional. Ao abordar o tema em artigo publicado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Bussinger faz um importante registro: em agosto próximo o país terá “excelente oportunidade para discutir/refletir sobre questões sistêmicas que podem estar a afetar a engenharia”. Trata-se da 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – SOEA que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, com um tema central que não poderia ser mais oportuno: Engenharia a favor do Brasil – Mudanças e Oportunidades. E conclui: “Essa reflexão/discussão é inadiável”!

Clique aqui para ler o artigo na íntegra no Portal do Clube de Engenharia.

 

Leo Heller defende a água como um direito fundamental

Amanhã, quarta-feira, dia 27 de abril, o Clube de Engenharia receberá Leo Heller, relator das Nações Unidas para o Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário, para debate sobre a relação da humanidade com a água, bem finito e fundamental para a vida humana, e um de seus aspectos mais importantes: o direito universal de acesso a ela, por vezes negado, principalmente em países mais pobres.

Entre os temas trazidos por Heller devem estar as questões éticas envolvidas na falta de combate às perdas de água e ao desperdício e a importância de se priorizar o consumo humano em detrimento dos usos industriais e agrícolas.

O evento, que é gratuito e aberto a toda a sociedade civil, acontecerá no auditório do 25º andar do edifício sede Edison Passos. Aos que não puderem acompanhar o debate pessoalmente, a WebTV do Clube transmitirá o evento ao vivo a partir das 18 horas.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo