Informe 10/05 - Debate sobre a construção de hidrelétricas / SAE participa da calourada da UFF

Debate sobre a construção de hidrelétricas

O jornalista Luis Nassif repercutiu ontem (9/5) a cobertura do evento “Hidrelétricas com grandes reservatórios de acumulação” publicada no Portal do Clube de Engenharia. O evento, que discutiu os impactos da construção de hidrelétricas, contou com palestras de Luciano Varella, Flávio Miguez de Mello e Erton Carvalho, do Comitê Brasileiro de Barragens.

Painel amplia o debate sobre hidrelétricas e eficiência energética

Na última quinta-feira (05), o Clube de Engenharia sediou o evento “Hidrelétricas com grandes reservatórios de acumulação”, com a apresentação de três palestras sob a responsabilidade de representantes do Comitê Brasileiro de Barragens. O evento foi promovido pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e a Divisão Técnica de Energia (DEN) do Clube, além do Comitê Brasileiro de Barragens. Em um cenário em que o país não investe mais na construção de novas hidrelétricas com grandes reservatórios e os órgãos responsáveis só têm autorizado a construção de hidrelétricas a fio d’água, o debate se faz absolutamente necessário.

Os palestrantes entendem que não é eficiente descartar os muitos benefícios das hidrelétricas com grandes reservatório e privilegiar as usinas a fio d’água. Estas representam, ao mesmo tempo, menor impacto ambiental e menos eficiência na geração de energia elétrica, utilizando um volume de água constituído, basicamente, do próprio leito do rio e de mais uma pequena área inundada. As hidrelétricas com grandes reservatórios inundam uma área maior e regulam a vazão da água, para que se gere mais energia. Esses reservatórios ainda apresentam diversas outras vantagens, como a possibilidade de armazenar mais ou menos água para períodos mais secos ou chuvosos.

Clique aqui para ler a matéria na integra.

Clique aqui para ver a publicação no Luis Nassif Online.

 

SAE participa da recepção aos calouros de engenharia da UFF

A tradicional "Calourada", evento que reúne semestralmente os novos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), contou esse ano com a presença do Clube de Engenharia, por meio de sua Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia. Segundo o estudante Lucas Getirana, presidente do Diretório Acadêmico Octávio Cantanhede (DAOC), o tema central  – Soberania nacional: a engenharia discutindo a sociedade – objetivou possibilitar que os calouros entendessem que a engenharia deve ser exercida além do ponto de vista técnico, olhando para as necessidades da sociedade, principalmente no caso dos que se formam em universidades públicas e precisam dar retorno à sociedade. No dia 26 de março, os calouros participaram de visita técnica à Central Nuclear de Angra dos Reis. No dia 27, o presidente Pedro Celestino apresentou a palestra Soberania nacional, engenharia e política e, no dia seguinte, 28 de março, o conselheiro José Stelberto, coordenador da SAE, falou sobre Sanitarismo Ambiental, o desafio do século. Clique aqui para ler mais sobre as palestras apresentadas na "Calourada" da UFF por Pedro Celestino e Stelberto Soares.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo