Informe 16/05/2016 Manifesto contra fusão do MCTI com Comunicações / Indicadores de desempenho

Manifesto contra fusão do MCTI com Comunicações

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto com outras 13 entidades, enviaram em 11 de maio manifesto conjunto ao vice-presidente Michel Temer, contra a fusão entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério das Comunicações. O texto afirma que a decisão é "uma medida artificial que prejudicaria o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País". Ainda de acordo com o Manifesto, é grande a diferença de procedimentos, objetivos e missões desses dois ministérios. "A agenda do MCTI é baseada em critérios de mérito científico e tecnológico, os programas são formatados e avaliados por comissões técnicas que têm a participação da comunidade científica e também da comunidade empresarial envolvida em atividades Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Essa sistemática é bem diferente da adotada pelo Ministério das Comunicações, que envolve relações políticas e práticas de gestão distantes da vida cotidiana do MCTI".

"A junção dessas atividades díspares em um único Ministério enfraqueceria o setor de ciência, tecnologia e inovação, que, em outros países, ganha importância em uma economia mundial crescentemente baseada no conhecimento e é considerado o motor do desenvolvimento. Europa, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, são alguns exemplos de países que, em época de crise, aumentam os investimentos em P&D, pois consideram que esta é a melhor maneira de construir uma saída sustentável da crise."

Clique aqui para ver o texto na íntegra.

Indicadores de desempenho: fundamentais para medir processos

Com 27 anos de experiência no assunto, o engenheiro Tadachi Takashina, subchefe da Divisão Técnica de Engenharia Industrial e especialista em indicadores e gestão de processos, realizou na última quinta-feira (12) a palestra "Conceitos e fundamentos de indicadores de desempenho". Foram apresentados métodos de medir desempenho para qualquer tipo de processo, seja “para um pipoqueiro ou para um jornal”, como o próprio Tadachi afirmou. O foco foi mostrar como implantar um sistema de medição de desempenho nas instituições, de modo a poder agir a partir dos resultados obtidos nos processos realizados.  "Para tocar uma organização é preciso medir. Até dentro de casa, pelo menos saldo positivo e saldo negativo você tem que acompanhar", destacou. A palestra foi promovida pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e a Divisão Técnica de Engenharia Industrial (DEI).

"Precisamos trabalhar mais qualidade de produto, desempenho das pessoas na organização, desempenho dos fornecedores, por exemplo", iniciou Tadachi, informando que o indicador tem que nascer de "um adjetivo ou advérbio": algo que mostre variação dentro do processo, como a rapidez da entrega de um produto. No conceito, indicadores de desempenho são "formas de representação quantificável de uma característica de um produto ou processo para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo". Para cada caso é preciso então criar um modelo com parâmetros, para auxiliar na medição. "Qualquer coisa pode ser medida. Basta transformar aquilo num modelo que represente, de forma quantitativa, o que você quer acompanhar e quanto quer acompanhar, ao longo do tempo", explicou.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo