Informe 07/06 - Documentos na Web resgatam a história luso-brasileira

Já é possível conhecer mais da história do Brasil sem colocar em risco documentos raros e frágeis ou ter que esperar para reservar a obra. Com acesso gratuito está online a Biblioteca Digital Luso-Brasileira (BDLD) e disponíveis os arquivos das bibliotecas nacionais dos dois países no endereço http://bdlb.bn.br. Entre os materiais à disposição do internauta estão cartas de Pero Vaz de Caminha, de D. João VI a D. Pedro I,  da abertura dos portos, em 1808, e uma edição de 1572 da maior obra épica portuguesa: Os Lusíadas, de Luis Vaz de Camões.

São documentos de todas as épocas e assuntos. Há, por exemplo, obras sobre engenharia de séculos passados, além de fotografias, ilustrações e pinturas antigas.  As informações digitais das duas bibliotecas são automaticamente agregadas no portal da BDLD. No total são mais de 60 mil títulos e cerca de 13 milhões de imagens de material bibliográfico em domínio público.

Além de manter o acervo, a biblioteca digital se propõe a colaborar com outras entidades em assuntos como metodologias e recursos tecnológicos de digitalização e preservação digital. E ainda gera a parceria Brasil-Portugal de exposições e eventos culturais ou técnicos.

Leia a íntegra desta matéria clicando aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo