Libra surpreende pela produtividade e a qualidade do óleo

Quando foi leiloado, em 2013, o Campo de Libra, a maior área para exploração de petróleo do mundo, era considerado especial pelas reservas calculadas. Admitia-se que as reservas de óleo contidas no bloco eram significativas, mas a exploração em curso aponta para parâmetros surpreendentes. Segundo informa a Petrobrás, após concluir a perfuração e avaliação de mais um poço, o 3-BRSA-1322-RJS, a constatação foi da boa qualidade e grande produtividade, tornando-se até o momento a maior coluna de óleo descoberta pelo Consórcio em Libra.

Leia mais sobre a descoberta abaixo, em matéria publicada no site da Petrobras.

Novo poço em Libra confirma extensão da descoberta de óleo

15.Junho.2016

O Consórcio de Libra concluiu a perfuração e a avaliação do sétimo poço do bloco, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Com ele foi encontrada a maior coluna de óleo (net pay) já descoberta em Libra, com 410 metros de espessura. Essa coluna supera a última encontrada, de 301 metros, anunciada em março deste ano.

O novo poço, localizado na parte noroeste do bloco e a 180 km da costa do Rio de Janeiro, confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade (27º API) em reservatórios com excelente produtividade.

Denominado 3-BRSA-1339A-RJS (3-RJS-742A) e conhecido informalmente como NW2, o poço está 10,3 km ao sul do poço descobridor 2-ANP-2A-RJS. Essa perfuração faz parte do compromisso firmado no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do poço 2-ANP-2A-RJS, aprovado pela ANP em 26 de fevereiro de 2016.

Até o momento, foram concluídas as perfurações de sete poços em Libra (seis pelo Consórcio e um pela Petrobras) e o oitavo (3-RJS-743A), também na área noroeste do bloco, está em perfuração. A área de Libra foi a primeira concessão sob o regime de partilha da produção.

O Consórcio de Libra é formado pela Petrobras (operadora com 40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%), tendo como gestora do contrato de partilha da produção a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo