Jarbas Maranhão é homenageado com edição de sua biografia

"Se alguém tiver que falar sobre mim, espero, terá que falar da felicidade que foi viver a vida que vivi. Nos meus últimos momentos, minha consciência estava mais convicta ainda de meus princípios de justiça social"

Este foi o recado deixado por Jarbas Maranhão, ex-senador falecido em 2014, que agora tem sua história contada em livro pelo escritor e conselheiro do Clube de Engenharia Edson Monteiro. O lançamento da obra Jarbas Maranhão: o legado centenário de probidade, justiça social e erudição aconteceu em 21 de outubro, no Clube de Engenharia, com a presença, entre outros, de seu filho, Ricardo Maranhão, também conselheiro do Clube. 

Jarbas Maranhão faleceu em 2014, aos 98 anos, deixando quatro filhos. É natural de Pernambuco, e em sua vida política foi secretário estadual para os Negócios do Interior, Justiça, Educação e Saúde. No âmbito federal foi membro da Assembleia Constituinte em 1946, deputado federal e senador. Publicou 18 livros, a maioria sobre política e democracia, entre dezenas de artigos, trabalhos avulsos e trabalhos deixados em acervo.

Emocionado e honrado com o lançamento, Ricardo Maranhão resgatou parte de sua infância, quando presenciava a movimentação de políticos na casa da família, e de sua trajetória política, inspirada pelo pai. Maranhão foi vereador e deputado federal e hoje é Conselheiro da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet). "O bem mais precioso que ele nos deixou foi seu exemplo de vida. O exemplo de que é possível fazer a política com espírito público, patriotismo, idealismo e ética", afirmou.

Não menos emocionado, Edson Monteiro confessa que teve receio em realizar o trabalho por conta de sua magnitude, da pouca experiência com biografias e do tímido contato com Jarbas, somente nos ambientes acadêmicos. Mas aceitou o desafio motivado por Ricardo Maranhão. "Eu me empolguei, verdadeiramente, a cada descoberta que fazia sobre o pensamento e as atitudes de um cidadão da política brasileira e dos fundamentos do direito constitucional. A vida de Jarbas é fundamental para quem se dispõe a ingressar no campo da política representativa", afirmou. Monteiro homenageou o ex-senador por sua vida política, suas convicções morais e seu carinho e dedicação à família que constituiu.

“Esse livro deveria ser lido, obrigatoriamente, por todos os políticos, para que tivessem uma cartilha de moralidade e para que essa representatividade se fizesse por valores morais e éticos espelhados em pessoas como o senador Jarbas Maranhão", afirmou Fernando Tourinho, Diretor de Atividades Técnicas do Clube de Engenharia. Tourinho ainda agradeceu a oportunidade de sediar o lançamento exatamente em um frágil momento da política nacional, em uma instituição como o Clube de Engenharia, que viveu e debateu tantos fatos da história brasileira.

Na reunião do Conselho Diretor, em 24 de outubro, o livro foi apresentado e oferecido aos presentes pelo autor, Edson Monteiro, em nome do brilhante e combativo conselheiro Ricardo Maranhão e família. Com 436 páginas, prefácio do engenheiro e político Armando Monteiro Filho, Jarbas Maranhão: o legado centenário de probidade, justiça social e erudição é um lançamento da editora Letra Capital.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo