Nesta data, 11 de dezembro, é comemorado o Dia do Engenheiro. Essa homenagem decorre das lutas para garantir, com o Decreto Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, a regulamentação das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

A história, a experiência e o acervo tecnológico acumulados pela engenharia brasileira são reconhecidos não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. É por isso que o Clube de Engenharia presta homenagem e resgata a história de um de seus fundadores, o engenheiro André Rebouças, cuja vida, dentro e fora da profissão, fez a diferença no cenário nacional.

André Pinto Rebouças foi um engenheiro brasileiro do século XIX cuja importância na modernização do país é destacada em espaços públicos como o bairro Rebouças em Curitiba, a Avenida Rebouças em São Paulo, e o túnel Rebouças no Rio de Janeiro, assim nominados em sua honra.

Rebouças, que era negro, teve papel relevante não apenas em projetos técnicos de sua profissão. O engenheiro participou da fundação do Clube de Engenharia e fez parte da campanha abolicionista ao lado de outros brasileiros ilustres, como Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Paulo de Frontin, José do Patrocínio e Cruz e Souza, entre outros.

Neste dia, com este registro, homenageamos o engenheiro André Rebouças e reafirmamos que cada um de nós pode e deve se orgulhar do protagonismo da engenharia na história de nosso país.

Vamos juntos enfrentar com coragem e determinação os imensos desafios que temos pela frente contra o desmonte da engenharia brasileira, por um desenvolvimento soberano, sustentável e socialmente inclusivo e pela preservação da Democracia e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo