Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira

Ações recentes do governo federal têm colocado em evidência a necessidade de a sociedade discutir a indústria mineral brasileira e seu papel na recuperação econômica. Medidas provisórias da Presidência pretendem reformar o marco regulatório do setor (Código de Minas), extinguem o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) e reorganizam a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em movimento que busca desnacionalizar recursos naturais essenciais ao desenvolvimento do país. Estas são algumas das questões-chave do setor hoje que poderão ser debatidas no Clube de Engenharia no dia 5 de setembro, terça-feira, às 18h, com a palestra “Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira”.

“A palestra faz parte de uma proposta da gestão do Clube de criar diversos grupos de trabalho, correspondentes a importantes setores ligados ao desenvolvimento social e econômico do Brasil, com objetivo de discutir e buscar soluções para o país”, explica Maria Glícia da Nóbrega, diretora de Atividades Institucionais do Clube de Engenharia. “Já foram emitidas propostas do Clube para os setores de telecomunicações, mobilidade urbana, elétrico e saneamento, e agora teremos a discussão sobre mineração. Buscamos trazer para o debate as pessoas mais capacitadas para discutir com o Clube questões que tangenciam o cenário atual do setor, que está sendo alvo de mudanças vindas do governo federal”, alertou.

A palestra será ministrada por Gilberto Calaes, doutor pela UFRJ em Geologia Regional e Econômica e diretor e consultor da ConDet Consultoria de Empreendimentos Ltda. Calaes é técnico em mineração e economista, com pós-graduação em Economia Mineral e especialização em Economia da Pesquisa, atuando há mais de 40 anos na indústria mineral em entidades públicas e privadas. Além disso, é autor do livro “Planejamento Estratégico, Competitividade e Sustentabilidade na Indústria Mineral: Dois Casos de Não Metálicos no Rio de Janeiro” (2005).

O evento é promovido pela presidência do Clube de Engenharia com apoio da Divisão Técnica de Recursos Minerais (DRM).

Serviço:
Dia 05/09 às 18h
20º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo